• Home
  • Caça a matriarcas ameaça população de elefantes e preservação de ecossistemas

Caça a matriarcas ameaça população de elefantes e preservação de ecossistemas

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/ThomasBreuer,WCS
Reprodução/ThomasBreuer,WCS

Cientistas da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, da Universidade de Stirling e do Fundo para Elefantes Amboseli declararam que a grande caça a elefantes tem afetado principalmente oa animais mais velhos, que são as sábias matriarcas.

Essas fêmeas guiam os jovens para a busca de alimentos e minerais, ensinam o que comer e como processar alimentos complicados, além de como evitar o perigo, diz o Science Daily.

Sem essas mães, a vida social dos elefantes da floresta e a compreensão de seus ecossistemas serão perdidos.

Por isso, os planos para a preservação do futuro dos elefantes da floresta, espécie próxima aos elefantes-da-savana, devem incluir estratégias que consideram alterações na estrutura social dos elefantes, a integridade do habitat e a pressão feita pela crescente população humana.

O ensaio intitulado “Consequências para elefantes e florestas: a caça e a mudança antropogênica” foi publicado no portal Biologia da Conservação.

“Desde 2013, estamos cientes do declínio catastrófico desses elefantes. Porém, os impactos são maiores quando perdemos as matriarcas”, disse Thomas Breuer, principal autor do ensaio.

Cientistas têm documentado efeitos numerosos e duradouros provocados pela caça e por outras formas de perturbação no comportamento da espécie.

Por exemplo, os elefantes expostos à caça se tornam mais noturnos e ariscos fora de áreas protegidas, que podem ficar cheias de elefantes e ser impactadas pelo aumento da pastagem.

A perda de animais mais velhos sejam fêmeas ou machos afeta a capacidade das populações de permanecerem socialmente estáveis e impede o acesso de outros elefantes às habilidades de sobrevivência de animais mais experientes.

Breuer e seus co-autores explicam que os elefantes da floresta provavelmente têm experimentando e causado as mesmas alterações comportamentais e ecológicas em seus ecossistemas dos elefantes-da-savana.

Os elefantes da floresta desempenham um papel fundamental para a dispersão de sementes de muitas espécies de plantas e árvores, na manutenção de trilhas e clareiras florestais naturais, assim como na distribuição e renovação de nutrientes do solo.
Esses engenheiros do ecossistema mantêm os habitats do qual várias espécies de plantas e animais dependem.

Para preservar os animais e garantir a conservação dos ecossistemas florestais, é necessário colocar em prática estratégias contra a caça e contra o tráfico dos animais. Somente assim, as populações de elefantes poderão ser restabelecidas.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>