• Home
  • Raias gigantes são flagradas e 'posam' para fotos em São Paulo em momento raro

Raias gigantes são flagradas e 'posam' para fotos em São Paulo em momento raro

0 comments

01
Divulgação

Duas raias mantas foram flagradas por pesquisadores, na tarde desta quinta-feira (26), próximo a Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Já nesta sexta-feira (27), uma terceira manta fêmea foi encontrada na mesma região. De acordo com biólogos o registro desses animais é bastante incomum.

Os pesquisadores do projeto Mantas do Brasil conseguiram fazer os registros das raias (Manta birostris), sendo um macho de, aproximadamente, 4 metros, e uma fêmea de cerca de 5 metros. O encontro ocorreu durante o segundo mergulho no local, entre 8 e 10 metros de profundidade.

Divulgação
Divulgação

A terceira raia a aparecer também é uma fêmea e tem 4,5 metros. Em algumas imagens, os animais parecem posar para as lentes dos especialistas.

 

Segundo o biólogo Leo Francini e o educador ambiental Nauther Andres, os animais estavam em boas condições e não apresentaram machucados. Os pesquisadores fizeram a coleta de muco em uma das mantas, que será utilizado para exame do DNA. A retirada não causa nenhum tipo de incômodo ao animal.

Os animais não foram ariscos à presença dos mergulhadores e permitiram a aproximação para que os dois pesquisadores pudessem realizar imagens.

Os dois registros foram inseridos Banco Brasileiro de Mantas, uma plataforma virtual que reúne todos os avistamentos da espécie pela costa do Brasil.

O trabalho dos pesquisadores, mergulhadores e voluntários do Projeto Mantas do Brasil acontece em razão do risco de extinção da raia manta.

No Brasil, é crime ambiental pescar, embarcar ou comercializar a espécie desde 2013. O flagrante pode ocasionar a prisão do infrator.

A raia manta pode atingir 8 metros de envergadura e pesar 2 toneladas. Elas migram pelo litoral brasileiro a cada inverno. As raias são animais inofensivos aos humanos, por não possuírem ferrão, e, geram mais valor econômico estando vivos, do que mortos.

02
Divulgação

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>