• Home
  • Incêndio no Canadá: animais selvagens lutam para sobreviver às chamas

Incêndio no Canadá: animais selvagens lutam para sobreviver às chamas

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Michel Chamberland,Youtube
Reprodução/Michel Chamberland,Youtube

Andrew Hebda, curador de zoologia do Museu de História Natural de Nova Scotia, diz que quando se trata do incêndio florestal em Fort McMurray, no Canadá, alguns animais selvagens escapam, outros morrem e alguns aproveitam para prosperar.

Geralmente, os animais que escapam são espécies de aves, pois podem voar, diz Hebda.

“Eles não esperam até o último segundo para sair, mas percebem a mudança nas condições e se movem”, disse ele, segundo informações da CBC.

O curador disse que mamíferos de grande porte, como alces e ursos, também estão bem preparados para escapar de um incêndio.

“Esses são animais que estão habituados a migrações. Eles tendem a se movimentar. Se você olhar para a imagem da área de Fort McMurray, tem havido alguns grandes animais [em movimento] e eles não estão em pânico, mas tem se afastado lentamente.”

Segundo o curador, mesmo com as chamas, os animais são capazes de encontrar buracos e rotas de fuga. Alguns procuram refúgio em córregos, lagos ou pântanos enquanto animais menores se enterram no solo.

Porém, nem sempre é isso o que acontece e alguns não conseguem escapar. “Há alguns animais que tem muita devoção às suas famílias. Por exemplo, há uma espécie de rato que, mesmo na presença de condições extremas como um incêndio ou inundação, não abandona seu ninho. “, explica Hedba.

Já outros animais irão tirar vantagem da situação. Um exemplo é a caça: os predadores podem atacar ao perceberem que sua presa está vulnerável.

“De repente, há uma fonte de alimento. Esses são animais que escapam do fogo e estão concentrados em áreas delimitadas. É claro que isso é ótimo para os predadores que não tem que caçar a presa, a presa irá até eles”.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>