• Home
  • Documentário mostra luta de ativista pelos direitos dos chimpanzés

Documentário mostra luta de ativista pelos direitos dos chimpanzés

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Pennebaker Hegebus films/HBO
Reprodução/Pennebaker Hegebus films/HBO

Os renomados documentaristas Chris Hegedus e DA Pennebaker gravaram um novo filme chamado “Unlocking the Cage” (Destranquem as Jaulas) para a HBO, que acompanha o defensor dos direitos animais Steven Wise na luta pela vida dos chimpanzés, uma saga para derrubar as barreiras legais que separam animais de seres humanos.

Vários desses animais são presos em gaiolas, muitas vezes sozinhos, e ficam angustiados e estressados. Segundo Steven Wise, um intrépido defensor dos direitos animais e estrela do documentário, o problema é que os chimpanzés não têm direitos, reporta o portal Fusion.

Há leis que orientam sobre como deve ser o tratamento e a proteção dos animais, porém essas leis não impedem que os animais sejam presos e usados contra sua vontade, basicamente como propriedade, por períodos indeterminados e indefinidos de tempo.

Reprodução/Pennebaker Hegebus films/HBO
Reprodução/Pennebaker Hegebus films/HBO

Wise quer mudar esse panorama e o documentário acompanha alguns avanços recentes e emocionantes obtidos em seus 30 anos de esforço para redirecionar a lei para o benefício dos animais não-humanos.

Wise e sua equipe de advogados, do Projeto de Direitos Não-Humanos (NhRP), têm trabalhado para que um animal, neste caso, um chimpanzé, seja considerado um “indivíduo” com direitos legais em vez de uma coisa sem direitos.

Se tudo der certo, os chimpanzés mantidos em cativeiro ganharão o direito de serem transferidos para locais mais acolhedores, como o estabelecimento de 150 acres “Salve os Chimpanzés”, na Flórida.

O grupo quer que sejam concedidos direitos fundamentais para os chimpanzés, pelo menos para protegê-los de abusos físicos. Para conseguir isso, eles estão dispostos a abrir processos e recorrer de decisões, que é o que o grupo tem feito nos últimos três anos.

Um dos destaques do documentário é a inteligência dos chimpanzés. Eles podem se comunicar por meio de linguagem de sinais, memorizar padrões complexos e navegar com facilidade por determinadas interfaces de computador. E os chimpanzés também choram.

O documentário, que irá estrear nos Estados Unidos em junho, se concentra em alguns chimpanzés e há também cenas de tribunal que giram em torno de debates e implicações mais amplas sobre o assunto.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>