• Home
  • Sono de animais está relacionado à posição na cadeia alimentar

Sono de animais está relacionado à posição na cadeia alimentar

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais

Reprodução/NDTV
Reprodução/NDTV

Para a maior parte das crianças, a maior preocupação sobre o sono é ter que dormir antes da hora desejada. Porém, isso é diferente para os animais.

A menos que os animais estejam no topo da sua cadeia alimentar, a maioria não pode se dar ao luxo de ter uma boa noite de sono ou um bom dia de sono, caso eles sejam noturnos. Isso acontece porque eles têm que se preocupar se algum predador irá aparecer enquanto dormem, relata o NDTV.

Os animais desenvolveram diferentes meios para equilibrar as necessidades de sono com preservação de suas vidas. Como o sono pode ser medido apenas com um teste de ondas cerebrais chamado EEG, alguns “fatos” sobre os hábitos de sono dos animais baseiam-se na observação.

Girafas gastam muito tempo para procurar alimentos e sua única defesa contra predadores é a velocidade. Estima-se que cerca de duas horas dos sonos de girafas ocorrem em curtos “cochilos”. Após o parto, as mães podem passar semanas sem dormir. Além disso, esses animais costumam dormir em pé.

Já os morcegos dormem de cabeça para baixo pendurados em topos de cavernas e em outras estruturas. Acredita-se que suas asas não são fortes o suficiente para levantá-los do chão. Por isso, quando dormem em lugares altos, eles ganham um impulso extra para começar a voar.

Os patos-reais podem controlar se irão dormir com metade do cérebro alerta enquanto a outra metade descansa ou não, dependendo se correm algum risco.

Como as pessoas, os ratos passam por vários estágios do sono, incluindo o REM (movimento rápido dos olhos), que é associado com o sonho. Os cientistas provaram recentemente que ratos também sonham.

Caso o animal seja doméstico, eles não têm essas preocupações. É por isso que cães e gatos dormem nas posições mais vulneráveis e adoráveis, com as barrigas expostas à espera de carinho.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>