• Home
  • Vídeo mostra jovens torturando cachorro com explosivos no México

Vídeo mostra jovens torturando cachorro com explosivos no México

0 comments

Por Bruna Araújo / Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução
Reprodução

Um vídeo publicado recentemente mostra jovens do estado mexicano de San Luis Potosi se divertindo colocando explosivos em um cão indefeso. As imagens causaram forte indignação e chamaram a atenção para a impunidade para violadores dos direitos animais no país.

Uma das principais associações em defesa dos animais no México, a Anima Naturalis, insiste na criação de uma lei federal que enquadre crimes contra animais. Juan Manuel Contreras, representante da instituição, explica que o reconhecimento dos direitos animais não está garantido por todos os códigos penais estaduais. E, embora San Luis seja contemplado com uma lei de proteção animal, as punições são “mínimas”: “Os responsáveis por esse crime são maiores de idade e podem enfrentar de seis a um ano de prisão, mas na prática, eles apenas pagariam uma fiança muito pequena que variam de 500 a 2.500 pesos (aproximadamente R$100,00 e R$500,00 respectivamente)”, informou ao portal El País.

Contreras explicou também que San Luis Possi, localizado no centro-norte do país, é um estado marcado pelo crime organizado e a violência contra os animais é vista como uma questão secundária. “Grande parte o orçamento público é destinado ao combate a esse outro tipo de violência, entre pessoas” diz o ativista.

A Anima Naturalis realiza um grande trabalho de conscientização e considera a existência de uma relação paralela entre o domínio do crime organizado e o número de casos de crueldade animal. “Muitas crianças e jovens tentam imitar ou extravasar a violência em que vivem nos animais”, diz ele. “Infelizmente, a sociedade mexicana é acostumada com todo tipo de violência e por mais mórbido que seja, isso está ficando vez mais comum e indiferente”, conclui.

O Ministério Público afirma que abriu uma investigação para apurar o vídeo e o abuso animal. O vídeo tem gerado grande comoção, várias celebridades, como o ator mexicano Eugenio Derbez, se manifestaram em suas redes sociais compartilhando as imagens e demonstrando grande vergonha nacional.

Reprodução
Reprodução

O vídeo pode ser assistido aqui (imagens muito fortes).

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>