
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas (MS) deve iniciar a castração gratuita de animais domésticos em cerca de um mês, afirmou o veterinário e coordenador do CCZ, Cristóvão Tabox Bazan. “Só estamos esperando os materiais chegarem para iniciarmos os procedimentos”, explicou Cristóvão.
O coordenador contou ainda que na tarde desta segunda-feira (29), terá uma reunião com a prefeita Márcia Moura, para definir questões finais relacionadas à castração no CCZ. De acordo com o veterinário, o requisito para participar do processo é ser de baixa renda.
A medida foi tomada após o Ministério Público do Estado (MP/MS) impor a implantação a prefeitura para controlar a reprodução de cães e gatos, mas Cristóvão afirma que já era uma vontade dele e da prefeita implantar o programa no município.
A castração
De acordo com o portal de defesa dos direitos animais Gato Verde, a cirurgia de castração é sinônimo de saúde e bem estar para cães e gatos, fêmeas e/ou machos. A medida evita doenças, preveni tumores, facilita o convívio com outros animais e é o único meio efetivo de controle populacional.
Fonte: Hoje Mais
0 comments