• Home
  • Castramóvel de Jaboatão dos Guararapes (PE) divulga calendário para 2016

Castramóvel de Jaboatão dos Guararapes (PE) divulga calendário para 2016

0 comments

Marcelo Ferreira/PMJG Serviço de castração de cães e gatos tem calendário para 2016 divulgado
Marcelo Ferreira/PMJG
Serviço de castração de cães e gatos tem calendário para 2016 divulgado

Iniciativa inédita em Pernambuco, o Castramóvel da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que visa ajudar principalmente os tutores de baixa renda, além de focar nos animais abandonados, tem atendido a população jaboatanense de forma permanente realizando cirurgias de castração. Mais de três mil cirurgias já foram realizadas pela Unidade Móvel que tem percorrido todas as sete Regionais Administrativas do Município.

Para dar continuidade no atendimento, a Secretaria de Meio Ambiente do Jaboatão lançou o cronograma de atendimento para o ano de 2016. No próximo mês (março) o castramóvel iniciará o calendário anual por Barra de Jangada, na rua Jacutinga, s/n, próximo à praça do Núcleo de Polícia. Também serão beneficiados com o serviço os bairros de Cavaleiro, Curado, Jaboatão Centro e Muribeca.

“É necessário que o tutor do animal tenha feito o cadastro até com um dia de antecedência, para chegar a equipe prestar as devidas orientações. O processo é rápido, seguro e propicia diversos benefícios, entre eles a redução de crias indesejadas, evitando o abandono e maus-tratos. Também reduz a criação de tumores nas regiões reprodutivas e diminui a agressividade entre os animais”, explicou Ana Cláudia Araújo, coordenadora de Proteção e Defesa dos Animais.

Além das cirurgias, a equipe realiza um serviço de conscientização da população para promover o bem estar, o controle da reprodução desordenada e o combate à violência contra os animais. Para agendar o atendimento do seu animail, o criador deve procurar a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana no endereço: Rua Arlindo dos Santos Maciel, nº 72, Piedade (próximo ao Hotel Barramares). O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 13h. Outra alternativa é pelo Telefone: (81) 3343-5215 das 8h às 14h.

Apelo – O comprometimento com as exigências do processo cirúrgico, faz com que a eficiência do serviço seja ainda maior.Quando um animal não é levado à unidade no dia agendado, a equipe acaba ficando impedida de realizar outras cirurgias, como explica a veterinária Ana Cláudia. “Não há condições de realizarmos outra cirurgia em um animal que não passou pelo processo pré-operatório. Além do período de jejum, da ausência do estágio do cio e de amamentação, o animal precisa apresentar um excelente estado clinico. Encontrar um animal que atenda essas condições para um encaixe, é quase que impossível”, comentou.

Calendário de Atendimento

Mês – Local de Atendimento
Março – Praça do Núcleo da Polícia / Barra de Jangada
Abril – Praça do Rosário / Jaboatão Centro
Maio – Próximo ao COAME / Rua Ismael Uchoa, nº84
Junho – Próximo a Regional 3 (Curado II) / Rua Leonardo da Vinci, nº28
Julho – Próximo ao Núcleo da Polícia / Rua 4 / Conjunto Muribeca
Agosto a Outubro – Pátio da Prefeitura Municipal / Av. Gal. Barreto de Menezes, nº 1648 ( Esta localidade atende as regionais 4, 5 e 6)
Novembro – Praça do Núcleo da Polícia / Barra de Jangada
Dezembro – Praça do Rosário / Jaboatão Centro

Fonte: Prefeitura de Joaboatão dos Guararapes

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>