• Home
  • Polícia Ambiental resgata 37 pássaros silvestres com sinais de maus-tratos em Umuarama (PR)

Polícia Ambiental resgata 37 pássaros silvestres com sinais de maus-tratos em Umuarama (PR)

0 comments

passaros
Divulgação

A Polícia Ambiental de Umuarama, região Noroeste do Paraná, resgatou na manhã de sexta (19), 40 pássaros pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeira na área rural de Tapira, a 70 km de Umuarama.

As aves eram mantidas em apenas quatro pequenas gaiolas, espaço insuficiente para sobreviverem, estando sujas, com pouca comida e água, e alguns com marcas nas cabeças (ausência de penugem) provavelmente pelo atrito com a gaiola ou devido a briga entre os próprios pássaros, circunstâncias que caracterizaram maus-tratos.

Ao total eram 37 pássaros da espécie canário da terra verdadeiro e três da espécie sanhaçu cinzento, todos sem autorização e em desacordo com a legislação. Segundo a polícia, o proprietário do imóvel estaria mantendo as aves silvestres em cativeiro com a finalidade de transportá-las até Maringá, para comércio ilegal.

Segundo a polícia, nas condições em que as aves foram encontradas não haveria possibilidade delas sobreviverem por muito tempo, o que leva a crer que era um ambiente provisório, não caracterizando que o infrator fosse criador, mas que realmente estivesse juntando o máximo de aves nas gaiolas para transporte. Junto a uma das gaiolas foi encontrado um alçapão armado com objetivo de capturar outros pássaros, conforme o próprio infrator informou.

Foi elaborado termo circunstanciado contra o proprietário da residência em razão da infração ao Art. 29, §1º, III, (apanhar animais silvestres) e ao Art. 32 (prática de maus-tratos a animais) da lei 9.605 de 1998, cada um com pena variável entre seis meses e um ano de detenção.

Fonte: Ilustrado

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>