• Home
  • Gatos estão sendo mortos "para verificar suspeita de raiva"‏

Gatos estão sendo mortos "para verificar suspeita de raiva"‏

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: WFLA
Foto: WFLA

Se alguém que mora em Citrus Park estiver sentindo falta de seu gato, deve saber que ele pode ter sido morto pelas autoridades. A área de controle de animais do condado de Hillsborough (Flórida, EUA) recentemente capturou e induziu à morte cinco gatos encontrados na região após um gato que portava a doença da raiva ter sido acusado de atacar e matar dois outros gatos, e atacar um homem em seguida.

A prefeitura diz ter induzido os gatos à morte para descobrir se a raiva havia sido transmitida a outros animais.

Notificações sobre a suspeita de um surto de raiva foram emitidas na semana passada em escolas, comércios e residências de Citrus Park após o teste realizado no gato ter tido um resultado positivo.

“Quando os animais estão com essa doença, eles atacam a qualquer coisa que se mova”, disse Brian Miller, administrador ambiental do Departamento de Saúde da Flórida em Hillsborough.

Diante disso, o pânico está se espalhando pela cidade. A pré-escola da região fica nas proximidades, e a funcionária Ciara Mayoz disse que, assim que recebeu a notificação de raiva, fez cópias e entregou aos pais. Seus filhos, diz ela, estão sendo observados de perto. “Nós dissemos às crianças que fiquem longe de todos os animais, incluindo esquilos e gatos”, acrescentou Ciara.

O Departamento de Saúde foi informado do ataque na segunda-feira, e confirmou que se tratava da doença no dia seguinte.

“Na quarta-feira de manhã, um dos meus inspetores saiu na região com uma grande quantidade de folhetos sobre o caso”, explicou Brian Miller.

“Nós nunca havíamos recebido qualquer notificação do tipo até então”, disse um morador.

Quanto aos gatos que foram mortos, o estado e o condado estão esperando resultados para ver se a raiva se espalhou.

De acordo com o condado, na mesma região, há alguns anos atrás, houve casos de raiva em guaxinins.

Nota da redação: Não é correto matar animais para verificar se estão contaminados com a doença. Essa é uma atitude brutal e inconsequente. Se houve casos de raiva em outra espécie há alguns anos, deveria ter havido um programa de prevenção, e não de morte a animais sem confirmação de portarem a doença anos depois.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>