• Home
  • Manny Pacquiao se desculpa por falar que pessoas gays são “piores que animais”

Manny Pacquiao se desculpa por falar que pessoas gays são “piores que animais”

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Manny Pacquiao em maio. Foto: Seth Wenig/Associated Press
Manny Pacquiao em maio. Foto: Seth Wenig/Associated Press

O filipino campeão mundial de boxe e político Manny Pacquiao se desculpou na última terça-feira (16) por chamar as pessoas em relacionamentos homossexuais de “piores do que animais” durante uma entrevista com uma emissora local. As informações são do New York Times.

Em um vídeo que foi amplamente compartilhado na Internet na segunda-feira (15), Pacquiao disse à rede TV5: “É senso comum. Você vê animais acasalando com o mesmo sexo? Os animais são melhores porque eles podem distinguir o macho da fêmea. Se os homens se acasalam com homens e as mulheres acasalam com mulheres, eles são piores do que animais”.

Além da afirmação tentar dar uma conotação pejorativa a pessoas em relacionamentos homossexuais, ela também deprecia os animais não-humanos, em um ponto de vista especista que os considera inferiores aos humanos.

Pacquiao, 37, um congressista em segundo mandato, tem feito campanha para uma cadeira no Senado nas eleições previstas para maio. Sua ascensão política tem sido alimentada em grande parte por sua superação da pobreza e transformação em orgulho nacional para as Filipinas. Mas o vídeo de seus recentes comentários ameaçam manchar essa imagem.

Na terça-feira, Pacquiao voltou atrás e pediu desculpas pela afirmação, mas manteve sua posição contra o casamento de pessoas homossexuais.

“Sinto muito por ferir as pessoas, comparando homossexuais a animais”, disse ele em um post no Instagram. “Por favor, perdoe-me por aqueles que eu feri. Eu continuo afirmando que eu sou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo por causa do que a Bíblia diz, mas eu não estou condenando pessoas LGBT. Eu amo todos vocês com o amor do Senhor. Deus abençoe a todos e estou orando por vocês”.

Nota da Redação: Após tentar depreciar os homossexuais – o que já é um erro crasso – como uma categoria inferior, ele vai a público se desculpar. E quem vai a público se desculpar por classificar assim os animais? Esse fato mostra o quanto ainda permanece culturalmente arraigada a crença de que os animais são seres inferiores, e isso, embora passe desapercebido, embasa todo o tratamento cruel e desumano que proporcionamos a eles durante milênios.

*É permitida a reprodução total ou parcial desta matéria desde que citada a fonte ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais com o link. Assim você valoriza o trabalho da equipe ANDA formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas engajados na causa animal e contribui para um mundo melhor e mais justo.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>