• Home
  • Ativista usa a arte para lutar contra a crueldade a animais

Ativista usa a arte para lutar contra a crueldade a animais

0 comments

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Twyla Francois
Foto: Twyla Francois

Um evento promovido recentemente pela Winnipeg Humane Society (WHS) demonstrou como é possível usar o poder positivo da arte para lutar contra a crueldade aos animais.

No mês passado, a ativista Twyla Francois, que investiga atos de crueldade a animais de fazendas, realizou uma apresentação chamada “Making the Invisible Visible: Advocating for Farmed Animals” (“Tornando visível o invisível: Advogando pelos animais de fazendas”), na sede da WHS. Francois já trabalhou com diversas organizações, incluindo a Canadians for the Ethical Treatment of Farmed Animals. As informações são do Mytoba.ca.

Foto: Twyla Francois
Foto: Twyla Francois

A apresentação fez parte da série “Farm Animal Compassion Committee Speaker”, promovida pela ONG para debater assuntos relacionados ao tema. Esta apresentação não incluiu imagens fortes sobre crueldade animal; ao invés disso, estabeleceu o seu foco no intrínseco amor que podemos sentir pelos animais. Ela teve como objetivo encorajar as pessoas a terem a mesma compaixão por animais de fazenda que elas não costumam manter tradicionalmente como animais de companhia.

Foto: Twyla Francois
Foto: Twyla Francois

“A arte pode nos dar um senso de descoberta quando entendemos a mensagem que há por trás de uma obra. Esse sentido de apropriação sobre a mensagem subjacente é capaz de nos inspirar a partir para a ação”, disse Francois. Ela diz ter percebido, durante a sua longa carreira de investigações sobre crueldade, que imagens gráficas e fortes de sofrimento não alcançam a todas as pessoas. Então ela começou a pintar como um modo de lidar como a realidade dos maus tratos, e agora usa a sua arte para atingir e educar as pessoas a respeito da situação dos animais criados em fazendas, de uma forma suave, porém competente e eficaz.

Foto: Twyla Francois
Foto: Twyla Francois

“A arte tem o poder de chegar às pessoas que fecham os olhos para fotos e vídeos gráficos. E pode ser até mais tocante emocionalmente, conforme a interpretação do espectador”, explica Francois.

O seu trabalho foi tema de diversos documentários, e as suas investigações já levaram a inúmeras consequências positivas, como o fechamento de matadouros, processos contra empresas e fazendas por crueldade, condenações, reformas de políticas, pesquisas governamentais e – ainda mais comovente – o resgate de animais abusados e negligenciados.

Para mais informação sobre o trabalho de Francois e a sua arte, visite o site.

Foto: Twyla Francois
Foto: Twyla Francois

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>