• Home
  • Vereadora de Porto Alegre (RS) denuncia ao MP morte de cães no Centro Municipal de Proteção Animal

Vereadora de Porto Alegre (RS) denuncia ao MP morte de cães no Centro Municipal de Proteção Animal

0 comments

dog_ilustra-300x185
Divulgação

A morte de cães no Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), mantido pela Prefeitura na localidade de Três Vendas, chamou a atenção da vereadora e suplente de deputada federal de Porto Alegre, Lourdes Sprenger.

Reconhecida pela defesa da causa animal, Lourdes ficou preocupada ao receber fotos dos cães mortos no canil municipal e protocolou denúncia no Ministério Público de Cachoeira do Sul, solicitando que sejam investigadas as causas das mortes do cães.

A parlamentar declarou, durante entrevista, que houve no mínimo negligência no caso em que os animais acabaram se matando no canil.
Ela pede que o Ministério Público investigue as condições de funcionamento do Cempra e se a Prefeitura disponibiliza o número suficiente para atender ao canil.

ONGs
A denúncia de maus-tratos de animais no Cempra foi feita pela ONG Associação de Apoio Animal pelo Amigo de Cachoeira do Sul. A entidade cobra do poder público a presença de mais funcionários e vigia à noite, quando ocorrem brigas entre os animais, que são distribuídos em cercados de tela.

Ministério Público
A promotora Débora Jaeger, da Promotoria Especializada, disse que já vinha acompanhando a questão do cães, antes do incidente registrado no final de semana. Ela revelou que vai convocar as ONGs de defesa animal para uma reunião nesta quinta-feira (18), para que informem todas as irregularidades registradas no canil de Três Vendas.

Débora não descarta a possibilidade de instaurar ação civil pública para apurar os fatos, mas prefere apostar primeiro no diálogo com o poder público e com as ONGs.

Política
A promotora salientou que o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil. A delegada Fabiane Bittencourt revelou que pediu informações preliminares à Prefeitura e que ainda não decidiu se instaura inquérito para investigar a morte dos cães. Fabiane revelou que conversou com o prefeito Neiron Viegas e com o secretário municipal do Meio Ambiente, Edson das Neves Jr, sobre o episódio do canil. “São informações preliminares, que precisam ser analisadas antes de qualquer decisão,” destacou a delegada.

Repercussão
Com a denúncia da vereadora de Porto Alegre, o caso da morte dos cães no canil público de Cachoeira do Sul ganhou repercussão estadual, com destaque  nas capas de jornais on-line.

Fonte: Rádio Cachoeira do Sul

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>