• Home
  • Filhote de peixe-boi é resgatado em comunidade no interior de Santarém (PA)

Filhote de peixe-boi é resgatado em comunidade no interior de Santarém (PA)

0 comments

indice_Q0rSgS1
Divulgação

Um filhote de peixe-boi com 89 centímetros de comprimento foi resgatado na tarde desta quarta-feira (10), na comunidade Ilha do Palhão, distante 30 minutos de lancha do centro de Santarém, no oeste do Pará.  O animal foi resgatado por biólogos do zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (Zoofit) e levado até a unidade uma onde deve receber tratamento de reabilitação.

De acordo com o biólogo do zoológico, Sidcley Matos, o peixe-boi foi encontrado por ribeirinhos da região, mas decidiram soltar o animal no rio. Na manhã desta quarta-feira, os ribeirinhos avistaram novamente o peixe-boi às margens do rio e resolveram ligar para a equipe do zoológico. “O que a gente sempre avalia nessas situações é que provavelmente mataram a mãe e deixaram o filhote por conta”, explica.

Ainda segundo Matos, o filhote estava aparentemente debilitado e não apresentava nenhum ferimento. Por ser muito novo – com idade estimada de dois meses e do sexo masculino e 9,4 kg, o animal recebeu medicação preventiva e ficará acondicionado em piscina de fibra, que contém plantas aquáticas. O peixe-boi será medicado preventivamente e nutrido com leite sem lactose e suplemento vitamínico.

O peixe-boi ficará em média um ano e meio no zoológico até o período de desmama e depois será levado até a base flutuante na comunidade Igarapé da Costa, onde deve permanecer em média por mais um ano e depois devolvido a natureza. A base flutuante é o local que funciona o projeto “Peixe Boi”, o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>