• Home
  • Marmota que previa a primavera morre em vésperas do Dia da Marmota, no Canadá

Marmota que previa a primavera morre em vésperas do Dia da Marmota, no Canadá

0 comments

Marmota
Divulgação

Uma marmota num centro canadiano de reabilitação de vida selvagem morreu no sábado (30), apenas dias antes da cerimônia em que o animal “previa” quando se dará a chegada da primavera. A festa do Dia da Marmota do centro de reabilitação foi cancelada após a morte inesperada da Winnipeg Willow, que tinha seis anos.

“Estamos completamente chocados”, escreveram os funcionários do Prairie Wildlife Rehabilitation Centre, em Winnipeg, no Canadá. “Ainda esta manhã ela estava normal a comer uma cenoura, mas quando viemos esta noite encontrámo-la morta”.

No dia 2 de fevereiro, várias cidades do Canadá e do norte dos Estados Unidos comemoram o Dia da Marmota, com uma cerimónia em que uma marmota sai da toca. Se o animal vir a própria sombra (ou seja, se estiver um dia de sol), haverá mais seis semanas de inverno. Se a marmota não vir a sombra, então a primavera chegará mais cedo.

Este ano, vai ser um inverno mais longo em Winnipeg, onde a cerimónia cuja estrela era Winnipeg Willow foi cancelada. Willow nasceu em janeiro de 2010 e foi trazida para o centro de reabilitação ainda em bebé, após a mãe ter sido morta por um cão. Não foi possível devolvê-la à natureza por se ter habituado demasiado a depender dos funcionários do centro.

“Adorávamos prever a primavera, e acho que só acertamos uma vez”, lê-se na publicação do blogue do Prairie Wildlife Rehabilitation Centre. “A partir do comportamento dela neste inverno, íamos prever que a primavera ia chegar mais cedo, porque ela tinha estado com vontade de ir para o exterior”. A marmota tinha seis anos, sendo que a esperança média de vida deste tipo de animal é entre quatro e seis anos.

O Dia da Marmota foi celebrizado na cultura popular através do filme Feitiço do Tempo (1993), protagonizado por Bill Murray, em que o personagem interpretado por Murray era forçado a repetir o mesmo dia todos os dias – e esse dia era o Dia da Marmota, em Filadélfia.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Diário de Notícias

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>