• Home
  • Saúde e bem estar: como saber se o cachorro está acima do peso

Saúde e bem estar: como saber se o cachorro está acima do peso

0 comments

Cachorro gordo 2
Divulgação

A obesidade é uma das doenças mais comuns e pode chegar a provocar problemas importantes de saúde no cão. O melhor é determinar a quantidade de gordura que o animal acumula e a forma adequada é através de uma revisão do corpo do cachorro. Lembre-se que está em suas mãos que o animal esteja em seu peso adequado para prevenir a obesidade.

A primeira coisa que deve fazer para reconhecer um cão obeso é ver a quantidade de gordura que lhe sobra. Um cão acima do peso é aquele cujo peso supera em 20% os quilos que lhe correspondem por sua idade, sexo e raça.

Cachorro-magro
Divulgação

Não é só uma questão estética, o peso a mais pode provocar sérios problemas de saúde e diminuir a sua expectativa de vida. O método mais prático e simples de determinar a quantidade de gordura corporal é através da palpação, uma completa revisão com suas mãos no abdômen e no tórax do animal ajudará você a determinar o volume de gordura que seu cão tem.

Com o tato poderá diferenciar se seu cão é obeso, está um pouco acima do peso ou se está em seu peso ideal. Se depois de um primeiro contato no animal se distinguirem as costelas, as vértebras e os ossos da pelve à simples vista, isto quer dizer que seu cachorro está abaixo do seu peso ideal. Neste caso, está muito magro e precisará de cuidados especiais para aumentar o seu volume; deverá ir ao veterinário para que o assessore, para que o cão recupere o seu peso adequado e, sobretudo, para avaliar o problema que provocou esse aspecto. Escolher bem a comida do animal e optar por uma ração com nutrientes será muito importante para o conseguir.

Se perceber a sua cintura, olhando para seu cão desde cima, quer dizer que seu cão está magro, ainda que não de uma forma tão extrema. Quando se apalpa o abdômen e o tórax de um cão magro, sentirá uma pequena quantidade de gordura, mas não é suficiente. Ao olhar para o cachorro de cima para analisar o seu perfil, verá como se diferencia o quadril da cintura. Neste caso, o animal deveria aumentar um pouco de peso e com a alimentação apropriada irá consegui-lo.

Por outro lado, se as costelas não se diferenciam ao observar, mas sim com a palpação, é sinal de que a gordura corporal é ideal para a sua idade, sexo e raça. Verá como a sua cintura está marcada, mas os ossos não se veem, e o seu abdômen está um pouco escondido, mas não muito.

Se é possível ver que o animal tem o abdômen arredondado, isto é um claro sinal de que o cão está acima do peso. Isso ocorre porque começa a acumular lipídios em seu corpo e as costelas já não se veem com a mera observação; os ossos também não se notam com o tato, já que há uma fina camada de gordura que o impede. O seu abdômen estará um pouco caído e arredondado.

Cachorro gordo
Divulgação

Se você olha para o cachorro desde cima, o perfil se verá de forma côncava e pode ser que tenha algumas dobras de pele salientes e caídas pela concentração de gordura no tecido adiposo, estas dobras serão mais visíveis quando o cão se move. Terá que tirar as medidas se o cachorro está acima do peso, e o mais importante é começar com uma alimentação apropriada para reduzir o peso e com uma atividade física regular e frequente.

Por último, se no cão não se perceber a cintura de nenhum modo, é porque sofre de obesidade, por isso não poderá apalpar as costelas e não notará a sua cintura. As vértebras de um cachorro gordo são complexas de detectar porque há uma camada de gordura considerável, o seu abdômen é muito arredondado e as dobras de pele sobressaem bastante.

Se o cão está obeso terá que tirar medidas urgentes para que o seu estado de saúde não se deteriore. A dieta deverá ser encaminhada para diminuir o peso do seu cão e terá que realizar mais esporte para recuperar o seu peso adequado e saudável; nestes casos, recomenda-se contar com a assessoria de um veterinário para conseguir melhorar o seu bem-estar de forma oportuna.

Cahorro Exercicios
Divulgação

Fonte: Um Como

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>