• Home
  • Tartaruga é encontrada morta em Fernando de Noronha (PE)

Tartaruga é encontrada morta em Fernando de Noronha (PE)

0 comments

O animal estava preso (Foto: Divulgação)
O animal estava preso (Foto: Divulgação)

Uma equipe do Instituto Chico Mendes encontrou uma tartaruga verde (Chelonia mydas), morta em Fernando de Noronha. O animal estava enroscado em um saco plástico e foi localizado na região conhecida como Buraco da Raquel no final da tarde dessa segunda-feira (23). O chefe de Fiscalização do Instituto, Tadeu Oliveira, entregou a tartaruga pesquisadores do Projeto Tartarugas Marinhas-Tamar. “A tartaruga media apenas 15 centímetros de comprimento curvilíneo de casco, tinha provavelmente menos de um ano. Nesse estágio de vida as tartarugas marinhas ainda vivem em ambiente pelágico, sendo raramente vistas com vida próximo à costa em áreas mais rasas”, falou o pesquisador Felipe Bortolon.

O pesquisador afirmou também que o animal estava fraco e magro, Felipe acredita que a tartaruga não consegue se alimentar por conta do saco plástico, preso ao pescoço. “É uma situação triste, ao longo dos 30 anos de monitoramento do Tamar em Noronha foram registrados 22 casos de interação de tartarugas marinhas e lixo (incluindo descarte de material de pesca). Apesar de poucos registros, casos como esse têm se tornado mais frequentes nos últimos anos na ilha e em toda costa brasileira, o lixo é uma ameaça não só às tartarugas mas a inúmeras espécies”, disse Bortolon.

Lixo no mar

O Instituto Chico Mendes e o Projeto Tamar trabalham na educação ambiental de moradores e visitantes com objetivo de promover a consciência ambiental para que ameaças, como a poluição dos mares, sejam minimizadas. A orientação, em casos de flagra de uma tartaruga enroscada ou presa em algum material, é entrar em contato com os técnicos Tamar. Os pesquisadores estão capacitados a realizar procedimento de reabilitação e soltura do animal.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>