• Home
  • LibertAÇÃO: aplicativo promete revolucionar a causa animal no Brasil e no mundo

LibertAÇÃO: aplicativo promete revolucionar a causa animal no Brasil e no mundo

0 comments

Divulgação
Divulgação

Depois de muita expectativa gerada nas redes sociais, foi lançado no dia 20/11/2015 o aplicativo vegano apelidado de LibertAÇÃO.

Segundo o criador, o nome se encaixou perfeitamente no propósito pelo qual foi criado: primeiro, promover os conceitos de libertação animal para todos os brasileiros. Segundo, unir e estimular a ação de ativistas veganos, vegetarianos e protetores dos animais em uma causa em comum.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na prática, o APP funciona como uma rede social, onde tanto os administradores como os seus usuários podem inserir notificações (nacionais ou regionalizadas) relacionadas à causa animal, tais como:

– Divulgação de protestos e manifestações em defesa dos animais;
– “Vakinhas” online para o apoio de novos projetos, bem como apoio à instituições, abrigos e santuários;
– Petições online para acabar com práticas de exploração em todo país;
– Denúncias de empresas / pessoas que praticam maus tratos;
– “SAC MASS”, ação coletiva em massa para ‘veganizar’ empresas ou fomentar o comércio de produtos veganos;
– Eventos veganos como bazares, shows, festivais gastronômicos, etc;
– Lançamentos de marcas e produtos veganos;
– Notícias sobre veganismo e libertação animal.

Divulgação
Divulgação

Para facilitar a navegação do usuário, foi criado um sistema de pesquisas onde o mesmo pode listar somente as ações ou eventos do seu interesse, bem como personalizar sua busca para encontrar eventos próximos na sua região.

Segundo seus criadores, o aplicativo vai muito além de uma simples agenda de eventos veganos, já que o APP interage com o seu público através de notificações por PUSH (avisos no celular) diariamente. Sempre que existe uma ação emergencial (como protestos, petições, etc), todos os usuários recebem um aviso em tempo real nos seus celulares e dentro do aplicativo conseguem visualizar os detalhes da ação requisitada. Melhor ainda, se sentem parte de algo maior quando clicam em “vou”, pois conseguem acompanhar em tempo real o número de pessoas que se comprometeram com aquela ação específica.

Divulgação
Divulgação

Os idealizadores acreditam que a ferramenta funcionará como um “viralizador instantâneo” de toda e qualquer ação pelos animais e explicam abaixo qual é a principal diferença (para não dizer ‘pulo do gato’ para as redes sociais convencionais:

“Em um grupo ou fanpage de 20 mil pessoas no Facebook, o alcance das publicações não é superior a 5% e pode levar vários dias. Desta forma, o alcance não ultrapassará 1000 pessoas atingidas e dificilmente viralizará.

Através do APP LibertAÇÃO (com as mesmas 20 mil pessoas), o sistema entrega a notificação por PUSH (alerta no celular) e pelo menos 95% dos usuários recebem o aviso imediatamente e são estimulados a se envolver e compartilhar a ação nas redes sociais. Desta forma, aproximadamente 19 mil usuários do aplicativo são alcançados e a ação ganha uma repercussão instantânea, podendo ser viralizada com muito mais facilidade (até mesmo ganhando notoriedade das mídias convencionais). Não incluiremos nesta conta o número de compartilhamentos que podem multiplicar o alcance por 2, 10 ou até mesmo 100 vezes!”

Divulgação
Divulgação

A expectativa dos desenvolvedores é de alcançar no final de 2016 a marca de 300 mil usuários nas 3 plataformas (Android, iOS e Windows Phone), sendo 80% composto por veganos e vegetarianos e 20% por onívoros protetores dos animais e simpatizantes com a causas. Este volume de usuários permitirá diversos benefícios, tais como:

– Protestos e eventos com mais participantes (2x, 5x, 10x ou até 20x mais);
– Vakinhas online atingindo a meta em dias e não meses;
– Abrigos e santuários com mais recursos e voluntários para cuidar dos animais;
– Projetos veganos ganhando visibilidade em tempo recorde;
– Dezenas de milhares de assinaturas em petições online em poucas horas;
– Exploradores de animais sendo denunciados massivamente para que o caso ganhe visibilidade na mídia convencional;
– Empresas fomentando novos produtos direcionados para o público vegano;

Apesar do aplicativo ser essencialmente vegano, animalista e abolicionista, ele “aceita de braços abertos” vegetarianos, ovolactos e onívoros que estão envolvidos com a causa animal mesmo que parcialmente (como os protetores). Os gestores do APP acreditam que esta interação com o veganismo (através de eventos, feiras, protestos, petições e notícias) ajude a despertar nos indivíduos a compaixão por todos animais (incluindo bois, porcos e aves), bem como a evolução gradual dos seus conceitos de direitos dos animais. A tática foi apelidada carinhosamente de “veganismo por osmose”, que tem conquistado resultados surpreendentes nas redes sociais.

Atualmente o APP LibertAÇÃO está disponível apenas para o sistema Android, mas os gestores já estão buscando alternativas e patrocinadores para desenvolver o aplicativo para iOS e Windows Phone nos próximos 2 meses (na ordem de prioridade, respectivamente). Para fazer o download, basta acessar o Google Play e pesquisar por “libertação”. O ícone do aplicativo é de um porco verde. Se preferir, clique no link aqui e faça o download diretamente no Google Play.

Apesar do grande potencial que o aplicativo possui (que já conta com 652 usuários em apenas 4 dias), existem muitos desafios pela frente: primeiro, criar uma plataforma web para administrar os conteúdos e notificações. Segundo, adaptar o sistema para as versões iOS e Windows Phone. Terceiro, promover o aplicativo com materiais de apoio e divulgação intensiva nas redes sociais e nas mídias convencionais. Quarto, assim que APP estiver 100% estruturado e funcional, tanto a tecnologia como o ‘knowhow’ serão disponibilizados gratuitamente para lideranças veganas em outros países. Em breve os usuários encontrarão o porquinho verde com outros nomes, tais como LiberACTION, LiberACIÓN e muitos outros.

Por este motivo, os idealizadores aproveitam a oportunidade para fazer um pedido a todos os leitores que lutam ou são solidários com a causa animal: “Nosso aplicativo possui um potencial enorme a ser explorado, mas para isso precisamos do seu apoio. Ajude-nos através de doações para custear a expansão do projeto. Se você desenvolve APPS e quer se voluntariar, entre em contato conosco. Se você não pode ajudar destas formas, instale o aplicativo e divulgue o máximo que puder para os seus amigos, familiares e todas as pessoas que lutam pelos animais”.

Os interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato direto com os idealizadores do projeto através do próprio aplicativo (na seção contato) ou através da fanpage no Facebook.

Para finalizar com chave de ouro: a ANDA iniciou no dia 23/11 a parceira com o APP LibertAÇÃO! Por isso, o aplicativo terá nos próximos dias uma categoria exclusiva de notícias que será gerenciada por nossa equipe de jornalistas.

Gostou? Não instalou o aplicativo? Não perca mais tempo, faça parte desta revolução do bem que salvará a vida de milhões de animais. Compartilhe!

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>