• Home
  • Papagaios e tucanos resgatados são tratados na Cidade da Criança (SP)

Papagaios e tucanos resgatados são tratados na Cidade da Criança (SP)

0 comments

Aves resgatadas recebem tratamento na Cidade da Criança (Foto: Cedida/AI)
Aves resgatadas recebem tratamento na Cidade da Criança (Foto: Cedida/AI)

Os 122 papagaios e os três filhotes de tucano resgatados em uma operação policial foram abrigados provisoriamente na Cidade da Criança de Presidente Prudente, onde recebem o tratamento necessário, no hospital veterinário.

O resgate foi no dia 17, em Pirapozinho. As aves estavam em um carro e eram fruto de contrabando. Na mesma tarde, as espécies foram levadas ao Parque Ecológico Cidade da Criança, e “imediatamente ganharam alimentação baseada com frutas e suplementos vitamínicos já que evidentemente se encontravam em estado de desnutrição”.

“Por terem pouco tempo de vida e em período vulnerável de saúde, nossa preocupação era enquanto à temperatura corporal delas”, informou a instituição.

O grupo médico veterinário do hospital acionou o Departamento de Fauna (DeFau) para dar prosseguimento ao destino das aves. “O Defau solicitou que fiquemos com as aves por alguns dias já que se busca uma maneira de reiterá-las à natureza”, disse a bióloga Daniela Herreira.

Contudo, apenas algumas aves poderão permanecer no aviário Morada dos Pássaros da Cidade da Criança “devido o local já compor bando das espécies”.

As demais serão encaminhadas ao centro de reabilitação das espécies conforme determinação do DeFau, porém, o intuito principal é que haja a reconstrução da espécie, a fim de reabilitar os danos causados pelo tráfico.

“Infelizmente quatro papagaios morreram pelas péssimas condições que sofreram por conta do tráfico, mas os demais estão se recuperando muito bem”, relatou a profissional.

Animais vítimas de tráfico são encaminhados ao centro de reabilitação a fim de serem introduzidos em seu habitat natural. A Secretaria do Meio Ambiente oferece criadouros comerciais, onde é realizado o processo de reprodução das espécies, o que não gera dano à natureza. A Cidade da Criança esclareceu que para adquirir posse de um animal silvestre somente mediante nota fiscal.

Os 122 papagaios resgatados estão na Cidade da Criança (Foto: Cedida/AI)
Os 122 papagaios resgatados estão na Cidade da Criança (Foto: Cedida/AI)

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>