• Home
  • Movimento quer proibir rodeios e maus-tratos a animais

Movimento quer proibir rodeios e maus-tratos a animais

0 comments

Divulgação
Divulgação

Organizações particulares e policiais, vem recebendo cada vez mais denúncias contra agressões aos animais. Em certos municípios já há leis proibindo o uso de equinos para tração. Na Câmara dos Deputados há uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais. Ali tem sido palco de muita denúncias e pedidos para que sejam proibidos os rodeios.

Conforme relato da veterinária e diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Plaza, os animais usados em rodeios apresentam lesões e diversos danos físicos. Estresse excessivo é algo que os praticantes não conseguem evitar e ali há desrespeito aos períodos cíclicos de sono e vigília, dos animais.

A veterinária mostrou pesquisa científica, feita em rodeios de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Presidente Prudente (SP) e Maringá (PR), segundo a qual 48% a 65% das lesões físicas nos animais foram causadas por esporas. Lembrou que todos os mamíferos, aves e répteis têm sistemas límbicos, capazes de detectar e expressar a dor e o sofrimento. Plaza cobrou responsabilidade e ética diante dos animais.

Em defesa dos rodeios

Já o também veterinário Cesar Vilela, ligado à organização de rodeios, lembrou que esses eventos são devidamente regulamentados (Leis 10.519/02 e 10.520/02) desde 2002, com normas sobre o tratamento adequado aos animais.

Rodeio é tortura

O depoimento de Vilela foi contestado pelo representante do Movimento Odeio Rodeio, Leandro Ferro, para quem “chicote, espora, cinta de flancos e outros equipamentos de rodeios são usados para golpear e causar dor com carga violenta sobre os animais”. Pediu a ajuda dos deputados para entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal, contra a Lei 10.519/02.

Ativistas do Movimento Odeio Rodeio levaram cartazes para a audiência pública em que sustentam que “rodeio é tortura” e “exploração animal não é esporte”.

Fonte: O Noticiário

Nota da Redação: A medida mais benéfica para os animais seria acabar com eventos como vaquejadas e rodeios no Brasil. Da mesma maneira que há pressão por parte de grupos de proteção animal para que países europeus e latino-americanos acabem com as touradas, os rodeios são, no Brasil, um amostra desta exploração e da tortura que animais sofrem para o entretenimento humano

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>