• Home
  • Veterinária de Fórum Nacional denuncia lesões de animais em rodeios

Veterinária de Fórum Nacional denuncia lesões de animais em rodeios

0 comments

Divulgação
Divulgação

A veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Plaza, citou uma série de lesões e outros sofrimentos causados a bovinos e equinos em rodeios. O tema foi discutido em audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais, encerrada nesta terça (10). O debate aconteceu por iniciativa dos deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Capitão Augusto (PR-SP).

Em estudos próprios e no auxílio a investigações do Ministério Público, Vânia Plaza acompanhou os bastidores de rodeios no interior do País e constatou “um grande número de acidentes que afetam os animais e as pessoas também”. Ela citou problemas relativos a violência e agressividade das provas e treinamentos, condições ambientais e de manejo impróprias (como transporte, luz e som) e desrespeito aos períodos cíclicos de sono e vigília dos animais.

Vânia Plaza também mostrou pesquisa científica — feita em rodeios de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Presidente Prudente (SP) e Maringá (PR) — segundo a qual 48% a 65% das lesões físicas nos animais foram causadas por esporas. A veterinária lembrou que todos os mamíferos, aves e répteis têm sistemas límbicos, capazes de detectar e expressar a dor e o sofrimento. Plaza cobrou responsabilidade e ética diante dos animais.

Fonte: Jornal Luzilândia

Nota da Redação: A medida mais benéfica para os animais seria acabar com eventos como vaquejadas e rodeios no Brasil. Da mesma maneira que há pressão por parte de grupos de proteção animal para que países europeus e latino-americanos acabem com as touradas, os rodeios são, no Brasil, um amostra desta exploração e da tortura que animais sofrem para o entretenimento humano

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>