• Home
  • Governador de Santa Catarina sanciona projeto de lei que proíbe puxada de cavalos no estado

Governador de Santa Catarina sanciona projeto de lei que proíbe puxada de cavalos no estado

0 comments

Por Irene Huscher, em colaboração com a ANDA

(Foto: Imagens Google)
(Foto: Imagens Google)

O governador Raimundo Colombo sancionou, nesta terça-feira (10), projeto de lei que proíbe a realização de Puxadas de Cavalo em Santa Catarina. O PL 0117.2/2011, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), havia sido aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa no dia 14 de outubro.

“Esta é uma vitória do movimento de proteção animal catarinense, que denunciou esta prática abusiva, mobilizou toda a sociedade e luta para o fim de qualquer forma de crueldade contra os animais”, comemorou a deputada Ana Paula Lima.

Além de proibir a realização da competição conhecida por Puxada de Cavalos, o projeto de lei da deputada Ana Paula Lima prevê multa de R$ 50 mil para o não cumprimento da lei, valor dobrado em caso de reincidência e assim sucessivamente.

A Puxada de Cavalos é uma competição que obriga uma parelha de cavalos a arrastar uma carreta conhecida por “Zorra”, sem rodas, com sacos de areia cujo peso total varia de 1.000 a 2.500 kg por um percurso de 24 metros em uma pista improvisada com lama. O esforço físico exagerado imposto aos animais leva a um quadro de exaustão e destruição da estrutura muscular, insuficiência renal e sofrimento orgânico que pode culminar na morte dos animais.

Prática tradicional em municípios do Médio Vale do Itajaí, a Puxada de Cavalos ficou conhecida nacionalmente após a agressão sofrida por ativistas de proteção animal em abril de 2010, contra a realização da competição, em Pomerode. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo de Pomerode, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas. Dessas, cerca de 40 atacaram o grupo de 13 manifestantes, ativistas da AMA Bichos (Pomerode), Aprablu (Blumenau), Ecosul (Florianópolis) e OBA Floripa (Fpolis).

ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>