• Home
  • Veganismo ganha força em Manaus entre desafios e melhorias na qualidade de vida

Veganismo ganha força em Manaus entre desafios e melhorias na qualidade de vida

0 comments

Foto: Amanda Guimarães
Foto: Amanda Guimarães

Vegetarianos e veganos transformaram a sua alimentação e consumo por acreditarem e defenderem a preservação dos animais e do meio ambiente e, por isso, o estilo de vida tem ganhado cada vez mais adeptos. Neste domingo (1º), quando se comemora o Dia Mundial pela Consciência Vegana, eles puderam compartilhar experiências e receitas em um piquenique especial, no Parque Jefferson Peres, no Centro de Manaus.

Há 14 anos, a estudante Daniele Vieira, 20, é vegana. Para a jovem, mesmo tendo sido difícil transformar o seu estilo de vida, por não ter sido apoiada pelos seus familiares e amigos mais próximos, não existem arrependimentos, pois de acordo com ela foi a melhor decisão que já tomou em sua vida.

“Posso dizer que no inicio sofri muito, mas depois de um tempo as pessoas começaram a perceber que não era brincadeira ou frescura. Claro que me privo de comer muita coisa quando eu vou em um restaurante, mas sempre existe uma alternativa para quando você quer se privar de algo. E eu faço isso diariamente”, explicou Daniele.

Decisão em conjunto

Kin Batista, 29, e Sâmoa Oliveira, 30, são casados e podem ser considerados como ovolactovegetarianos, por não consumirem carne, frango, crustáceos e etc. De acordo com Kin, a decisão por alterar o seu estilo de alimentação foi tomada pelos dois há aproximadamente três anos atrás, mas só no inicio de 2015 que eles largaram definitivamente as carnes.

“Eu era viciado em comer carne, se não comia durante uma refeição não me sentia saciado. Depois que parei, minha saúde melhorou bastante. Encontramos no brócolis todas as proteínas que necessitamos”, comentou o servidor público.

O desejo de virar vegetariana, veio antes de conhecer Kin, conforme Sâmoa. De acordo com ela, no inicio foi difícil, por não conviver com pessoas que tivessem o mesmo interesse que ela.

“Antes mesmo de conhecer ele, eu já tinha o interesse de deixar de comer carne, porque não era algo que eu gostava de fazer. Quando eu conheci o Kin, vi nele esse desejo também, e foi algo que nos completou”, contou.

O casal ainda não tem filhos, mas diz que criará os herdeiros nos mesmos princípios alimentares.

Piquenique

O Piquenique Veganic, organizado pelo grupo VEGetariANOS, aconteceu na tarde deste domingo, no Parque Jefferson Peres, no Centro de Manaus. Cada participante levou um prato de quitutes sem nenhum derivado de animais, entre as especialidades estavam: pão com patê vegano, bolo de castanha e de laranja, bolinhos de batata com legumes e suco verde.

Mesmo sem ser vegetariano ou vegano, o fotógrafo João Machado, 24, que também prestigiou o piquenique, comentou que respeita a causa. “Vim conhecer novas receitas e fazer contatos com pessoas que pode me ajudar a mudar o meu estilo de vida. O evento foi muito legal, porque aqui em Manaus não existem muitos locais que ofereça uma boa comida vegetariana”.

Produto de trabalho

Para a dona da “Same Same”, empresa de produção do ramo de alimentos saudáveis, Talia Benicio, participar do evento fez com que ela tivesse mais ideias para o seu produto de trabalho.

“Uma amiga me falou do evento e fiquei super animada, porque vim uma oportunidade de mostrar os meus trabalhos nesse campo. Trouxe um queijo vegetal maravilhoso”, comentou.

Receitas

Durante o evento, também foram apresentadas receitas de alimentos vegetarianos e veganicos. O Portal D24am conversou ainda mais com uma das organizadores da programação, Pergylla Leite, e pegou algumas dicas.

Confira as receitas:

Patê de azeitona – Sem maionese

Ingredientes: 200 gramas de azeitonas sem caroços; meio copo de água; 1 colher de azeite

Modo de preparo:

1. Bata as azeitonas, a água e o azeite no liquidificador.

Bolo de laranja vegano – Sem ovo e leite

Ingredientes: 1/5 colher de açúcar, 3 xícaras de trigo, 2 xícaras de suco de laranja natural; 1 colher de sopa de fermeto

Modo de preparo:

1. Em uma bacia, bata todos os ingredientes.

2. Misture bastante até ficar homogêneo

3. Coloque para assar entre 30 à 40 minutos, até a superfície começar a ficar dourada em forno de 180ºC

Fonte: D 24 AM

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>