
Com certeza você já deve ter bocejado depois de ter visto alguém fazendo o mesmo, não é verdade? Essa relação é chamada de empatia, e diz respeito à nossa capacidade de corresponder aos estímulos dos outros, nos colocando no lugar deles. Porém, de acordo com um estudo produzido pela Universidade de Tóquio, essa aptidão não é só uma característica humana, mas também de outros animais, à exemplo dos cães.
Para os autores do estudo, a explicação para esse fenômeno se dá através da relação criada entre os cachorros e seus tutores. “Desde que os cães são extraordinariamente hábeis em ler os sinais sociais e comunicativos humanos, há o potencial que os cães também podem ter desenvolvido a capacidade de empatia para com os seres humanos, e, assim, ser capaz de capturar os bocejos humanos”, explica no texto da pesquisa.
Afinal, por que os caninos bocejam?

O ato de bocejar é algo natural, que ocorre até com o bebê ainda dentro da barriga da mãe. Apesar disso, ainda não há explicações científicas mais profundas do que acarretaria o bocejo, nem no caso dos caninos e nem nos humanos, bem como o porquê dele ser contagioso. Porém, existem algumas teorias que tentam explicar essa ação, elaboradas levando em consideração as sensações provocadas no final do bocejo. Por exemplo:
Acorda as pessoas, prevenindo assim o sono;
Muda a energia da mente da do corpo;
Estimula a oxigenação;
Tranquiliza;
Controla a temperatura do cérebro;
Impulsiona partes do cérebro relacionadas à empatia, comunicação e compaixão.
Resultados do estudo
Os cães usam o bocejo como uma forma de se tranquilizar em momentos de tensão ou medo. E você pode usar isso à seu favor também, basta tentar fazê-lo boceja quanto ele estiver nervoso, muito agitado ou estressado. Já para o estudo feito pela universidade, os cães bocejam respondendo aos estímulos de pessoas que eles amam. Em outras palavras, se o cão vê você bocejando e logo em seguida boceja também, isso é um sinal que ele ama você.
Na pesquisa, os cães bocejaram com mais frequência na frente dos seus tutores do que na presença de estranhos.
Fonte: Clube para Cachorro
Cientistas chegaram à conclusão de que o cão quando boceja pode estar com sono?!