(da Redação)

A proibição do comércio de todos os produtos de marfim foi discutida em Massachusetts, nos Estados Unidos, na última terça-feira (20).
Segundo o WWLP News, o projeto de lei (H 1275 / S 440) é apoiado por ativistas de direitos animais. A intenção é evitar a extinção de elefantes e rinocerontes.
A deputada Lori Ehrlich, autora do projeto, explicou que a lei é importante, pois elefantes e rinocerontes estão quase extintos. Estima-se que os elefantes possam ser dizimados em uma ou duas décadas e os rinocerontes em cinco a 10 anos.
“Seus filhos e netos poderão em breve pensar nos elefantes e rinocerontes da forma como encaramos os dinossauros”, afirmou Ehrlich. “Como criaturas tão inimagináveis que às vezes parece que eles nunca existiram.”
Para o senador Jason Lewis, é preciso uma ação urgente para evitar a morte de milhares de elefantes por ano, não só para proteger os animais, mas para evitar que grupos terroristas lucrem com a caça.
No entanto, o projeto de lei não criminaliza a posse de marfim de elefante já em propriedade dos residentes do estado ou proíbe herança ou presentes não comerciais. Somente a venda seria proibida.
De acordo com o senador Raymond Lesniak, a aprovação do projeto em Massachusetts pode influenciar outros locais. “A lei vai levar a mensagem para todo o mundo de que animais que possuem presas não podem ser caçados”, disse o político de New Jersey. “A mensagem aos africanos e asiáticos é que nos preocupamos com seus tesouros. Eles são nossos tesouros também”, disse.
Além de New Jersey, que foi o primeiro estado a proibir a venda de marfim nos EUA, Nova York e Califórnia também aprovaram leis semelhantes.
0 comments