• Home
  • Projeto de castração de animais depende de educação

Projeto de castração de animais depende de educação

0 comments

(Foto: Imagens Google)
(Foto: Imagens Google)

A Prefeitura de Londrina anunciou que, finalmente, dará início a um projeto de castração de cães e gatos.

Depois de longa espera, vemos os órgãos públicos começarem a se mobilizar em prol da vida animal e da saúde pública.

Londrina, assim como tantas outras cidades do Brasil, vive o problema da grande população de animais nas ruas. Muitos provavelmente nasceram em residências, mas, por causa da negligência de seus tutores, eles se reproduziram e os filhotes passaram a viver nas ruas. São estes mesmos animais que, hoje, procriam sem controle.

Tristemente, a responsabilidade por esta situação de superpopulação de animais é da própria comunidade, que não pratica a guarda responsável – muitos desconhecem o significado disto. É preciso tomar conta para que os animais não se reproduzam nem estimular os cruzamentos, se não há condições de cuidar dos filhotes.

Cuidar do animal doméstico é um hábito que precisa ser incorporado ao dia a dia da população, como forma de, também, prevenir a incidência do abandono e dos maus-tratos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, em cidades de médio e grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% destes foram abandonados.

Alguns dos animais abandonados são recolhidos por “protetores”, mas, para cada dez cães ou gatos “recolhidos”, apenas um é adotado, conseguindo um lar em definitivo. A maior parte destes animais morre na tristeza das ruas ou nos abrigos, sem nunca terem tido a chance de convívio em uma família de verdade. Enquanto isso, centenas de filhotes de raça são vendidos diariamente, sem nenhum controle realmente eficaz deste comércio pelos órgãos competentes.

Fonte: Jornal de Londrina

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>