• Home
  • Prefeitura e ONGs de proteção animal ajustam funcionalidade da URA

Prefeitura e ONGs de proteção animal ajustam funcionalidade da URA

0 comments

Divulgação
Divulgação

Na manhã de quinta-feira (8) na Secretaria Municipal de Saúde, estiveram reunidos o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., o diretor da Vigilância em Saúde (VISA), Theodoro Tedesco Neto, servidores da secretaria e representantes das ONGs de proteção animal Pró-Cão, Bixo Vadio, Mania Cães e SOS Animais.

A Unidade de Referência Animal (URA) pautou o encontro entre os presentes, que definiram a funcionalidade da URA para os próximos 6 meses. “Estamos cumprindo o nosso compromisso com a sociedade, que espera ansiosamente pela funcionalidade do local. A URA entra em funcionamento na primeira quinzena de novembro em parceria com as ONGs do município”, explica o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr, destacando a parceria com a Câmara de Vereadores e as ONGs de Erechim.

Castração e chipagem

Conforme o diretor da VISA, Theodoro Tedesco, a URA será local exclusivo para castração e chipagem dos animais – cachorros e gatos. “Serão em média quatro castrações com colocação de chip nos animais por dia. A URA funcionará de segunda à quinta, sendo que cada dia uma ONG terá a Unidade à sua disposição para castração”, pontua Thedesco.

Vale ressaltar que a porta de entrada para a URA se dará através das ONGs. “Os animais somente serão recebidos no local se passarem pela triagem nas ONGS de proteção animal. A proposta da URA não é se tornar um canil, mas sim um local para castração e colocação de chip para controle dos animais”, reforça o diretor da VISA.

Urgência e emergência

Ainda, a partir do início do funcionamento da URA, entra em vigor convênio com uma Clínica Veterinária do município para atendimentos de urgência e emergência. Em um primeiro momento, a equipe de trabalho da URA será composta por um médico veterinário, um estagiário estudante de Clínica Veterinária e o coordenador da URA.

Para as ONGs esse é um passo muito importante. “Estamos muito felizes com esse processo. Em podermos estar aqui para, juntamente com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, participar como parceiros da URA. É um sonho que finalmente se torna realidade”, destacam os representantes das ONGs.

Fonte: Atmosfera Online

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>