• Home
  • Rota de tráfico de aves, cerca de 400 papagaios são resgatados em MS

Rota de tráfico de aves, cerca de 400 papagaios são resgatados em MS

0 comments

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul é a principal rota de tráfico de aves silvestres.Nas últimas semanas, foram resgatados 380 filhotes de papagaios no estado.A primavera é o período de reprodução dessa espécie.

Ter um papagaio em casa configura crime ambiental. A multa para quem for flagrado com uma ave silvestre é de R$ 500 por animal. Mas se ela corre risco de extinção a multa sobe para R$ 5 mil por pássaro.

Os filhotes estavam em caixas escondidas no meio do pasto em uma fazenda na divisa com São Paulo, para onde seriam levados e vendidos no mercado negro. Os traficantes geralmente pagam trabalhadores rurais para retirar os filhotes dos ninhos.

“Nós descobrimos o modus operandi dos traficantes. Eles aliciam funcionários de propriedades rurais, assentados, sitiantes para que coletem os animais e depois eles vêm e compram”, explicou o policial.

Os filhotes estão sendo capturados cada vez mais jovens. Outro dado assustador é o número de aves resgatadas. Nos últimos 15 anos, foram resgatados 4.731 animais. Quando chegam novinhos, acabam ficando muito tempo no Cras para depois voltarem à natureza.

“Eles vão ficar aqui de 6 a 8 meses e aí começa o processo de retorno à natureza”, afirmou a coordenadora do Cras, Nara Teodoro.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>