• Home
  • Veterinário informa cuidados que os tutores precisam ter com cães idosos

Veterinário informa cuidados que os tutores precisam ter com cães idosos

0 comments

Cães idosos devem ter cuidados especiais
Cães idosos devem ter cuidados especiais

A idade chega para todos, inclusive para os cãezinhos. Para calcular aproximadamente a vida do animal basta multiplicar cada ano dele por sete. “Ainda assim, esse tempo é relativo à raça, porte e hábitos de alimentação e atividade física. Por isso é importante se atentar as mudanças do corpo e no comportamento do animal”, explica Aldo Macellaro, veterinário do Clube de Cãompo.

Se ao realizar as contas, o tutor perceber que o cão chegou à idade avançada, Macellaro lista três cuidados básicos e fundamentais para este caso:

1 – Respeite as limitações do cão

Para Macellaro, este é uma das principais orientações para quem tem um cão idoso. “Eles costumam dormir muito ao longo do dia, ter sonos mais pesados e se cansar facilmente, então não force a situação” comenta o veterinário, que também reforça a importância das caminhadas matinais. Para quem mora em apartamento, Macellaro alerta: “eles costumam sentir dificuldade de controlar a bexiga, por isso, precisam sair para urinar com mais frequência, isso inclui madrugadas”.

2 – Cuidado com a alimentação

É comum e normal cães velhinhos ganharem peso, já que praticam menos exercícios físicos e passam a ter o metabolismo reduzido. “Nesse caso, tome cuidado com a alimentação do cão, já que ele tem uma rotina mais sedentária e aumentam os riscos de diabetes, problemas circulatórios ou nas articulações” explica o veterinário.

3 – Fique atento às mudanças do corpo

Unhas fraquinhas e mudanças no pelo são os primeiros sinais do envelhecimento. “Evite cortar as unhas com muita frequência, para não enfraquece-las ainda mais”, aconselha Macellaro. Suplementos vitamínicos ou alimentares podem ajudar, mas somente com a indicação do veterinário. “Isso ajuda para que o cão envelheça com saúde e qualidade de vida”, finaliza Macellaro.

Fica a dica

Para aqueles que tem pouco tempo ou residem em apartamento, o Clube de Cãompo pode ser uma ótima alternativa. No local, cães idosos recebem tratamento diferenciado e especializado, com atividades específicas que levam em conta suas limitações. Equipe altamente treinada, chalés exclusivos, alimentação diferenciada, assistência médica veterinária e 60 mil m² estão entre as vantagens do espaço. O cão pode ficar hospedado o tempo que os tutores acharem necessário – por um preço bem acessível.

Fonte: Itu

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>