• Home
  • Greve do hospital veterinário motiva campanhas para custear tratamentos em PE

Greve do hospital veterinário motiva campanhas para custear tratamentos em PE

0 comments

Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O único hospital veterinário público do estado está prestes a completar quatro meses de portas fechadas para receber novos animais. A greve dos técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), deflagrada em 28 de maio, impossibilita a consulta de sessenta animais por dia, principalmente cães e gatos. Sem outra alternativa de unidade do mesmo porte com atendimento gratuito, a população tem feito até mesmo campanhas para ajudar a pagar o tratamento de animais doentes.

O estudante Caio Lopes, 26 anos, por exemplo, está mobilizando doadores pelas redes sociais junto com amigos e parentes para ajudar a pagar a conta da gata Pandora, ferida no último sábado na garagem da casa dele. “A gata estava escondida no motor do carro da minha mãe. Quando ela ligou o veículo, sentiu algo estranho e descobrimos que o animal estava lá”, explicou. A gatinha, com três meses de vida, teve a coluna quebrada e a bexiga estourada. O tratamento já está em R$ 4,8 mil e ainda não há previsão de alta.

Para voltar a andar, Pandora precisará também de fisioterapia. “Tentamos atendimento com veterinários da Rural, mas eles disseram que era impossível”, acrescentou Caio.

Apesar de prestar serviços gratuitos à comunidade, o hospital veterinário da Rural tem função acadêmica. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, apenas os animais que já estavam internados antes da greve estão sendo atendidos por professores e alunos. O número de bichos internados não foi informado. O serviço veterinário, no entanto, caberia ao estado e municípios.

Mudança de planos

O movimento grevista do UFRPE estava inicialmente previsto para ser encerrado hoje, mas a assembleia da categoria, marcada para ontem, não aconteceu. Os técnicos administrativos teriam ficado insatisfeitos com os últimos anúncios do governo federal relativos ao adiamento de aumento salarial dos servidores vinculados à União. A expectativa é que a situação se normalize na semana que vem.

Hospital Veterinário da UFRPE

12 mil animais de pequeno, médio e grande
porte são atendidos por ano

60 atendimentos são feitos por dia

A consulta é gratuita e realizada por veterinários, professores da UFRPE e veterinários residentes

Além de consultas, atende emergências e realiza todos os tipos de cirurgias

Endereço: Rua Dom Manoel Medeiros, s/nº, Dois Irmãos

Hospital Veterinário do Recife (previsão de abertura em 2016)

R$ 3,7 milhões é o valor do investimento

Atenderá cães e gatos

90 consultas serão feitas por dia

20 cirurgias serão feitas por dia

1° semestre de 2016 é a estimativa de entrega

Endereço: Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, Cordeiro

Fonte: Diário de Pernambuco

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>