• Home
  • Limeira (SP) registra 35 casos de maus-tratos contra animais por dia

Limeira (SP) registra 35 casos de maus-tratos contra animais por dia

0 comments

Divulgação
Divulgação

1.077 denúncias de maus tratos – ou 35 por dia. Na maior parte dos casos, a forma inapropriada de criação, pelos tutores, é o motivo da queixa.

De acordo com a diretora do órgão, Giuliana Quitério, cerca de 90% dos casos que chegam até o departamento apontam falta ou alimentação inadequada, animal confinado em espaço pequeno, preso em correntes ou cordas curtas. Outros casos são mais extremos, como ferimentos sem cuidados. “Os casos mais comoventes são os de animais atropelados, ou vítimas de violência física. Geralmente se formam ‘bicheiras’ nos ferimentos, o que implica grande esforço no recolhimento e recuperação. No momento, temos três animais que foram resgatados nessa situação, mas já estão bem”, conta Giuliana.

Ainda segundo a diretora, o departamento não tem como objetivo realizar autuações dos agressores de animais, já que sua função é resgatar e orientar nos cuidados. No caso de uma ocorrência, a operação é feita com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal). “Por tratar-se de crime, conforme a Lei Federal 9.605, a Guarda dá o apoio. Geralmente, com orientações, os casos são resolvidos”, explica Giuliana.

Conforme mostrou o JL, um caso grave envolvendo violência contra animal foi registrado na quarta-feira (dia 2). Um homem, 43 anos, matou um cachorro abandonado com uma barra de ferro.

Serviços

O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal conta com equipe de 11 funcionários – uma bióloga, dois veterinários, dois tecnólogos, um técnico e cinco auxiliares. Os trabalhos são divididos entre fiscalização, resgate, educação e administração. As denúncias chegam por meio do telefone 156 ou direto no departamento, pelo 3443-1606. Após apuração, a equipe vai até o local da ocorrência. “Caso seja necessário recolher os animais, eles são conduzidos ao setor veterinário para primeira avaliação e, após tratamento e recuperação, o animal é encaminhado para adoção”, conta a diretora.

O balanço apresentado pelo departamento, no primeiro mês, mostra ainda o número de atendimentos à população, como, por exemplo, 436 castrações e 678 microchipagens. No total, foram 1.840 atendimentos, com o objetivo do controle populacional dos animais.

Fonte: Jornal de Limeira

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>