• Home
  • Ilhabela (SP) cria centro de referência para cuidar de animais abandonados

Ilhabela (SP) cria centro de referência para cuidar de animais abandonados

0 comments

Divulgação/Prefeitura de Ilhabela
Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

A partir da próxima segunda-feira (14), Ilhabela será a primeira cidade da região a contar com um Centro de Referência Animal. No local serão oferecidos tratamentos gratuitos para animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Entre os serviços oferecidos estão castração, vacinação e encaminhamentos para campanhas de adoção.

A previsão é que em 2016 o atendimento seja estendido para avaliação e atendimento médico veterinário para animais que já têm tutor. O centro atende animais marinhos, selvagens e domésticos.

A expectativa é que sejam feitos 12 atendimentos veterinários por dia. A equipe é formada por Olga Loureiro, diretora do centro, além de mais quatro médicos veterinários credenciados na prefeitura. “O que nos diferencia de um hospital é que eles fazem atendimento de urgência e emergência. Além desse serviço, nós iremos fazer o trabalho de prevenção, como vacinação, castração e microchip para identificação”, explicou Olga.

A unidade conta com canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, dois consultórios, sala de pré e pós-operatório e ouvidoria, que receberá denúncias de caças, maus-tratos e abandono.

“Nós começamos há cinco anos o trabalho de castração e tivemos um bom resultado, com a redução da população animal abandonado. Agora temos lista de animais para adotar, algumas vezes buscamos até em outros municípios [animais abandonados] porque aqui já não tem grande oferta mais”, afirmou Olga.

A médica veterinária afirma também que a população do arquipélago gosta de animais e está mais consciente. “Eles ficam de olho e denunciam casos de maus-tratos. Acho que a denúncia será a nossa maior demanda no centro”, afirmou.

Voluntariado

O Centro de Referência Animal ganhou o nome da moradora Maria Salete Magalhães Alves Vieira, que há anos trabalha em defesa da causa animal. Ela é presidente da Associação Protetora de Animais de Ilhabela (Apailha) há seis anos.

“É uma conquista muito grande para o município, queremos servir de inspiração para outras cidades como Taubaté e São José dos Campos. A nossa ação na cidade já dura muitos anos e beneficiou muitos animais. É uma parceria com os protetores e o poder público. Já castramos nos últimos seis anos quase oito mil animais”, afirmou Maria Salete.

O Centro de Referência Animal Maria Salete Magalhães Alves Vieira está localizado na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira e funciona nos dias úteis, das 8h as 17h.

Investimento

A construção e os equipamentos custaram R$ 800 mil ao município. O prédio começou a ser construído em dezembro de 2014 e tem 600 metros de área total.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>