• Home
  • Polícia indicia diretores do Neafa por envenenamento de cães

Polícia indicia diretores do Neafa por envenenamento de cães

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Civil (PC) de Alagoas indiciou quatro gestores do Núcleo de Educação Ambiental São Francisco de Assis (Neafa), localizado no bairro do Farol, em Maceió, pela morte de 12 cães por envenenamento em dezembro de 2014.

Erivaldo Emídio da Silva, gerente do Neafa, e Pallova Weumanny Mendes da Costa, tesoureira da ONG, foram indiciados pelo crime de maus tratos. O fundador e curador Ismar Malta Gatto e seu filho, Davi Nogueira Gatto, foram indiciados pelo crime de Perigo Abstrato para a Saúde Pública e o Meio Ambiente, por causa da manutenção do cemitério clandestino na casa onde funciona a organização.

O inquérito foi concluído pela delegada Talita de Aquino e foi entregue à Justiça na segunda-feira (31/8). A equipe da Tribuna Independente tentou entrar em contato com o Neafa, mas ninguém atendeu os telefonemas.

O caso
Em dezembro de 2014, 12 cães foram encontrados mortos por envenenamento dentro da casa onde funciona o Neafa. À época, a assessoria de comunicação da ONG alegou que pedaços de carne estragados teriam sido atirados de fora para dentro do imóvel, contaminando mais de 70 cães e gatos que estavam sob os cuidados da instituição.
Em fevereiro deste ano, uma coletiva foi convocada pelo Neafa, onde um advogado e uma médica veterinária negaram a realização de qualquer ação de maus tratos com os animais. O motivo da entrevista coletiva foi a denúncia de uma ex-funcionária sobre esse tipo de prática dentro da ONG.

No dia 8 de agosto, ficou constatada, segundo a PC, a existência de um cemitério de animais clandestino dentro do imóvel onde funciona o Neafa. “Por meio da análise detalhada de ossos e até mesmo carcaças inteiras, algumas ainda apresentando couro e pelo, a perita identificou que se tratavam de cães e gatos que vinham sendo enterrados há muito tempo no local de forma irregular”, diz um texto divulgado pela PC.

Fonte: Tribuna Independente.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>