• Home
  • Peixes são resgatados de açudes do Pantanal após seca e falta de chuva

Peixes são resgatados de açudes do Pantanal após seca e falta de chuva

0 comments

Peixes morre por falta de água e outros sobrevivem em poça de lama (Foto: Reprodução/TV Morena)
Peixes morre por falta de água e outros sobrevivem
em poça de lama (Foto: Reprodução/TV Morena)

O solo rachado em locais onde existiam açudes do Pantanal em Corumbá, a 415 km de Campo Grande, denuncia que a falta de chuvas tem provocado seca prolongada na região. A cidade ficou 43 dias sem chuva, até que choveu fraco na quinta-feira (28), mas a quantidade não foi o suficiente para encher os açudes. Por conta da estiagem, peixes estão sendo resgatados de açudes, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA).

“Por esse período de estiagem longa, o que está acontecendo é essa seca prolongada, onde é que se encontram esses organismos aquáticos aqui estão padecendo pela falta de água e de chuva”, explicou o sargento da PMA Alizardo Tárceo.

Antes da seca, o açude chegava até a rodovia, mas com a estiagem, a água foi sumindo. O que restou foi uma pequena poça de água e lama, onde os peixes estão lutando para sobreviver.

Imagens feitas pela TV Morena mostram peixes subindo até a superfície da poça para tentar respirar, já que dentro da poça o oxigênio está acabando.

Os peixes pequenos são indivíduos de barbados, uma espécie que está acostumada com condições inóspitas. Ao redor da poça, na parte seca e rachada do solo estão carcaças de caramujos que não resistiram à estiagem.

Para evitar a morte de peixes, a PMA busca alternativas.

Uma massa de ar seco predomina sobre a região e impede a formação de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe previsão de chuva para a região do Pantanal, mas a quantidade prevista não é suficiente para que os açudes voltem ao nível normal.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>