• Home
  • Programa de castração é ampliado em bairro de Piracicaba (SP)

Programa de castração é ampliado em bairro de Piracicaba (SP)

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um mutirão realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) com apoio da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Santa Fé ampliou o percentual de cães e gatos castrados no bairro. Após a ação, 77% de caninos e felinos do bairro passaram a ser esterilizados. Antes do mutirão, apenas 5% dos animais já haviam sido castrados na localidade.

As castrações foram realizadas nos últimos 20 dias na sede do CCZ. Segundo o médico veterinário Paulo Lara, responsável técnico pelo Canil Municipal, o apoio da equipe do PSF foi essencial para o sucesso da iniciativa. “Fizemos a preparação da equipe, que realizou o cadastramento dos moradores interessados e o agendamento das cirurgias. Essa mobilização e esforço da equipe do Santa Fé foi fundamental para chegarmos ao elevado número de castrações durante o mutirão”, disse.

Antes da intervenção, o bairro contava com apenas 48 animais castrados e 139 não castrados, segundo levantamento da própria unidade. Após o mutirão, o bairro tem hoje 144 animais castrados e apenas 43 não castrados (faltantes no mutirão ou que não demonstraram interesse pela cirurgia).

Para Lara, os número obtidos durante o mutirão mostram que a mobilização das unidades do PSF é mais efetiva que outras formas de agendamento. “Em função da reforma do CCZ, suspendemos a agenda do 156, mas as castrações continuam a ser realizadas para atender a demanda já acumulada. Acreditamos que teremos mais efetividade no futuro trabalhando em conjunto com os PSFs, que estão mais próximos da população”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piracicaba

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>