• Home
  • Campanha de vacinação antirrábica começa no dia 13 de julho

Campanha de vacinação antirrábica começa no dia 13 de julho

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece em Alfenas de 13 de julho a 4 de agosto em diferentes locais. No dia 4 de agosto, último dia da campanha, está programada uma concentração para vacinação na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

De acordo com informações divulgadas no site da prefeitura de Alfenas, poderão receber a vacina cães e gatos com idade acima de quatro meses. A expectativa é que aproximadamente 200 mil animais sejam vacinados nos 50 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

De acordo com o médico veterinário Emétrio Junqueira Figueiredo, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha a raiva é uma doença infecciosa, transmissível entre todos os mamíferos, causada por um vírus que migra através dos nervos periféricos até o sistema nervoso central. Posteriormente, esse vírus migra para as glândulas salivares, onde se multiplica mais intensamente e dissemina através da mordida de animais doentes.

Figueiredo explica que existem dois ciclos de transmissão de maior relevância epidemiológica, sendo um rural/silvestre: o morcego, ao alimentar-se de sangue, transmite o vírus rábico pela saliva. Animais como bovinos e equinos, são comumente infectados desta maneira no Sul de Minas.

Ciclo urbano

O outro ciclo, o urbano, ocorre através da mordida principalmente de cães e gatos, forma com maior potencial de transmissão para os seres humanos e objeto de bloqueio através desta campanha de vacinação.

A prefeitura ressalta que o SUS (Sistema Único de Saúde) promove a vacinação de cães e gatos contra raiva com objetivo estratégico de evitar que estes venham adoecer e transmitir aos humanos através da mordedura. “Estima-se que em torno de 50 mil pessoas morrem de raiva todos os anos no mundo, principalmente na África e Ásia. Em 2015 já foi confirmado um caso humano no estado do Mato Grosso do Sul”, informou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3698 – 2154.

Fonte: Alfenas Hoje

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>