• Home
  • PMA resgata dezenas de aves em cativeiro em Apucarana (PR)

PMA resgata dezenas de aves em cativeiro em Apucarana (PR)

0 comments

Foto: Divulgação / PMA
Foto: Divulgação / PMA

A Polícia Ambiental recuperou na manhã de segunda-feira (8), 37 pássaros silvestres que estavam em cativeiro em uma casa localizada no Parque Industrial Norte, em Apucarana. O morador da residência, apontado como o responsável por caçar as aves na natureza para fins comerciais, não estava no local. O suspeito está identificado e será intimado a comparecer na delegaria para prestar esclarecimentos.

Segundo o soldado Murilo Aurélio Belonci da Polícia Ambiental, uma denúncia anônima levou a equipe até o local, por volta das 9 horas. Os pássaros estavam alojados em gaiolas em péssimas condições de higiene, com fezes acumuladas e água nos bebedouros com coloração esverdeada. “Além de responder pelo crime de caça na fauna silvestre, o responsável vai responder por maus-tratos”, afirma acrescentando que nenhum animal estava machucado.

Na lista de espécies recuperadas estão o azulão, bico de pimenta, bigodinho, canário-da-terra, coleirinha, galo da campina, maritaca, pássaro-preto, sangue-de-boi, sanhaço–papa-laranja e sabiá. Cerca de 40 gaiolas e duas armadilhas usadas para a captura dos pássaros foram apreendidas no local.

“O responsável capturou espécies raras em nossa região, como o galo da campina, que é mais comum no sul do Estado. O azulão se sobressai perante os demais por ter um alto valor comercial, que pode ultrapassar R$ 3 mil”, informa.

As aves passaram por avaliação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em seguida foram soltas na natureza.

Fonte: TN Online

Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>