• Home
  • Aves são os animais mais encontrados em cativeiro irregular no ES

Aves são os animais mais encontrados em cativeiro irregular no ES

0 comments

Foto: Divulgação/PMA
Foto: Divulgação/PMA

Sexta-feira (05) é comemorado o Dia Mundial do Ambiente. Mas os crimes ambientais continuam alto no Estado. Nos três primeiros meses de 2015 foram registrados 166 boletins de ocorrência ambiental sobre a manutenção de animais silvestres em cativeiro de forma ilegal. No mesmo período de 2014 foram 221 ocorrências deste tipo. Apesar da diminuição no número de ocorrências, a população ainda precisa ser conscientizada garante a Polícia Ambiental.

Neste ano foram recolhida 785 aves, entre elas a ocorrência mais comum é a de pássaro da fauna em cativeiro, sendo as espécies mais apreendidas respectivamente o coleiro, o canário da terra e o trinca-ferro. 196 mamíferos foram recolhidos entre eles animais mortos, como os porcos domésticos, gambás e saguis foram alguns dos animais apreendidos pela PMA.

Os jabutis são maioria nas apreensões de répteis que registraram 116 animais recolhidos. Cobras são um dos motivos de maiores chamamentos da Polícia Ambiental. A bióloga e policial militar, Clarissa Pereira, afirma que “retirar um animal de seu habitat natural causa desequilíbrio em todo o círculo de relações que ele pertence. É um pássaro a menos na natureza, diminuindo a possibilidade de procriação e afetando o equilíbrio da cadeia alimentar, uma vez que ele se alimenta de algo e é alimento de outra espécie. É importante frisar que o animal silvestre não se adapta bem a vida doméstica, sendo motivo de sofrimento privá-lo de sua liberdade e seus hábitos naturais. Além disso, são vetores de inúmeras doenças que atingem o homem, podendo causar pneumonia, gastroenterites, febre amarela, tremores, febre, tosse, entre outras doenças e sintomas”.

Fonte: Folha Vitória

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>