• Home
  • Conheça 5 documentários para discutir preservação dos animais

Conheça 5 documentários para discutir preservação dos animais

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2013, quando o documentário “Blackfish – Fúria Animal” estreou, o público e a indústria de parques de entretenimento ficaram abalados com as acusações feitas contra o SeaWorld, grupo que opera parques aquáticos nos Estados Unidos.

O filme acompanha a trajetória de Tilikum, uma orca mantida em cativeiro por anos e que, segundo o documentário, foi responsável pela morte de vários treinadores. A história levantou diversas questões sobre o tema: por que ainda existem parques de entretenimento com animais? Seria prudente manter orcas e outras espécies em confinamento e fora da natureza?

“Blackfish” faz parte da seleção de documentários disponíveis no Netflix que abordam temas relacionados aos direitos dos animais – e as possíveis consequências à humanidade se não começarmos a discuti-los. Entre os selecionados da lista também está o doc “The End Of The Line”, que mostra o impacto que a pesca desenfreada pode ter na vida de todos nós.

“Blackfish – Fúria Animal”

Blackfish acompanha a vida de Tilikum, uma baleia performática que matou várias pessoas quando estava em cativeiro. O documentário investiga o tratamento cruel que os animais recebem em seus treinamentos e as pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos.

“Virunga”

Documentário aborda o Parque Nacional de Virunga, espaço localizado na República Democrática do Congo, que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.

“The End Of The Line”

Este alarmante documentário analisa a iminente extinção do atum-rabilho e o impacto que a pesca desenfreada exerce sobre a fauna marinha.

“Mission Blue”

Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A Enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra.

“Preguiças em Perigo”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por meio de sua fundação para combater o tráfico de animais, uma colombiana assume a causa do bicho-preguiça, uma espécie ameaçada pela ação ilegal.

Nota da Redação: Recomendamos que cada um assista a esses e a outros documentários com um olhar diferente, se inserindo nessas realidades e percebendo que todo ser humano pode ter algum tipo de responsabilidade a respeito das práticas abordadas nos filmes. Se você vai a aquários, se você pesca ou consome peixes – e todos os outros animais e seus derivados -, se colabora para a poluição ou possui animais silvestres, repense seus hábitos e perceba que tais crueldades contra os animais dependem da ação humana – direta ou indireta –  para que aconteçam. 

Fonte: Catraca Livre

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>