• Home
  • Campanha para evitar doenças bucais em cachorros acontece em Santos (SP)

Campanha para evitar doenças bucais em cachorros acontece em Santos (SP)

0 comments

(Foto: G1)
(Foto: G1)

A primeira Campanha de Saúde Bucal Pet, acontece em Santos, no litoral de São Paulo, e tem o objetivo de alertar os tutores dos animais sobre as doenças que podem começar na boca e se agravar com o tempo.

A falta de cuidados com os dentes dos animais, pode acarretar em vários problemas sérios no futuro e que podem até levar à morte. Segundo informações da Assossiação Brasileira de Odontologia Veterinária (Adov), a doença periondontal atinge mais de 85% dos animais de diferentes raças e tamanhos.

Para a veterinária Antonella Chiaratti, a limpeza dos dentes dos animais é fundamental e ela ensina que a escovação deve começar nos primeiros meses de vida do animal. “O dono pode começar aos poucos, primeiramente com o dedo ou uma gaze, para que ele se acostume com o gosto da pasta. Sempre com muita paciência e amor, para que o pet sinta que a hora da escovação é um momento natural e agradável. Nada deve ser feito à força”, explica a médica veterinária.

A tutora da cachorrinha Leka, da raça poodle, reconhece a importância dos cuidados com a saúde do animal, Roberta Alves Merguizo, tem a cachorra há 13 anos e sempre cuidou da saúde do animal. Mas foi em uma consulta de rotina que ela foi diagnosticada com placas de tartaro e mau hálito, então o veterinário recomendou que Leka fosse levada ao Odotonlogista.

Roberta comenta que uma ano antes Leka já havia feito uma limpeza nos dentes, mas com um veterinário sem especialização na área e de outra cidade. Após a limpeza de tártaro, Leka teve muitos de seus dentes comprometidos pois a limpeza que tinha feito há um ano segundo a sua tutora, não adiantou de nada.

A cachorra acabou perdendo muitos dentes mas para Roberta não deixou de tratar de seu animal. “Após a limpeza ela ganhou outra dinâmica de vida, está mais brincalhona, mais animada”.

A campanha acontece no Centro Médico Veterinário, Vitale, até quinta-feira (30) e as avaliações podem ser feitas das 11h às 17h após agendamento.

Fonte: G1

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>