
Na tarde da última sexta-feira (17), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi acionado para realizar o resgate de uma espécie rara de macaco que estar quase em extinção, uma fêmea da espécie sauim-de-coleira, “Madona”, como foi chamada pela comunidade, precisou de cuidados especiais, o animal foi localizada por moradores do Tarumã há aproximadamente um mês e estava com a pata direita machucada.
“Após o resgate, tomamos todas as providências quanto à saúde do sauim. Um cachorro mordeu a pata direita do animal e tivemos que fazer limpeza e manipulação de medicamentos tópicos”, explicou a veterinária da Gerência de Fauna do Ipaam, Elizângela Pinheiro.
Em seguida, a fêmea foi alimentada e encaminhada ao Refúgio Sauim Castanheiras, na zona leste de Manaus. “Precisamos que a comunidade tenha consciência de que a melhor ajuda aos animais em situação de risco é o resgate feito por órgãos competentes. E que em casos como esse, ainda mais grave, já que o sauim estava machucado, a primeira providência é acionar o Ipaam, e não permanecer com o animal. Fazendo isso, a população contribuirá ainda mais com o nosso trabalho”, completou Pinheiro.
Fonte: Jornal de Humaitá
0 comments