• Home
  • Família de ursos que seria morta no Alasca será realocada, graças a clamor público

Família de ursos que seria morta no Alasca será realocada, graças a clamor público

0 comments

(da Redação)

Foto: Facebook / Government Hill
Foto: Facebook / Government Hill

Uma família de ursos negros foi salva da morte dias antes do agendamento da sua morte induzida, graças a um esmagador apoio público pela vida da mãe urso e seus quatro filhotes. As informações são do The Dodo.

Os cinco ursos eram “visitantes” frequentes de Government Hill, um bairro no norte de Anchorage, no Alasca, onde eles viviam em relativa paz com os moradores nos últimos anos.

No entanto, na semana passada, após a mídia e o público descobrirem sobre a pequena família, a área foi invadida por pessoas que queriam tirar fotos dos animais. A mãe e os filhotes foram cercados e, sentindo-se ameaçados, esconderam-se atrás de uma árvore. Em uma reação previsível diante de tal situação, a mãe tornou-se defensiva e começou a ofegar para a multidão e estalar a sua mandíbula, sons característicos dos ursos quando eles sentem-se em perigo.

Um biólogo do Fish and Game, o departamento de vida selvagem local, testemunhou o incidente. No dia seguinte, o setor anunciou planos de matar os ursos o mais rápido possível, alegando preocupação com a segurança pública.

Nos dias seguintes ao anúncio, o departamento recebeu “ondas de protestos” por parte do público pedindo-lhes para poupar a vida dos animais.

Bill Walker, governador do Alasca, também telefonou para o departamento, perguntando se eles não tinham nenhuma alternativa à eutanásia. “Eu tenho certeza de que eles fizeram críticas quanto ao governador envolver-se nesta questão”, disse Walker à Associated Press. “Mas eu também sou um ser humano. E eu tenho uma queda por indivíduos indefesos, em circunstâncias que não sejam de sua autoria e nas quais precisem de ajuda”.

Foto: Facebook / Government Hill
Foto: Facebook / Government Hill

Em resposta ao massivo apoio aos animais, o Fish and Game anunciou no fim de semana que iria realocar os ursos.

“A realocação é uma solução de curto prazo para o que o departamento vê como um problema complexo e de longo prazo, que é o dos ursos em Anchorage”, afirmou Sam Cotten, comissário do órgão. “Contudo, nós ouvimos centenas de pessoas bondosas que realmente não querem ver estes ursos sendo mortos”.

O departamento enfatizou que, enquanto os ursos estão sendo poupados, uma cobrança é feita sobre os moradores locais para assegurar que a família fique em segurança.

“Nós gostaríamos que o público saiba que o departamento vê esse caso menos como um esforço para dar aos ursos uma outra chance e mais como uma nova oportunidade aos residentes de Anchorage para mudar o comportamento e prevenir situações como esta no futuro”, disse ele.

O departamento está aconselhando os moradores – e todas as pessoas que vivem perto de áreas “frequentadas” por ursos – que mantenham latas de lixo dentro de suas casas ou “à prova de ursos”, assim como alimentadores de pássaros e comida de animais domésticos.

“Isso foi algo totalmente evitável”, declarou David Saalfeld, biólogo do Fish and Game. “Esses ursos estavam se alimentando repetidamente com lixo e eles não iriam parar de voltar para buscar comida nesses locais … e as pessoas, por sua vez, não estavam respeitando o espaço deles”.

Nota da Redação: Notícias sobre ursos sendo mortos a tiros sobretudo na América do Norte e na Rússia têm sido publicadas frequentemente na ANDA, o que aponta um grande problema enfrentado por essa espécie que perdeu o seu habitat para a urbanização e, sem as fontes naturais de alimentos, é vista pelos humanos como ameaça e tem seus indivíduos mortos cruelmente pelo simples fato de procurarem comida. Os que eram donos do habitat passam a ser vistos como “visitantes”, frequentadores indesejáveis, e “problemas”, que as autoridades continuam acreditando serem passíveis de “solução” com o extermínio.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já passou da hora de rever o significado que muitas vezes se querem atribuir à palavra “humano”. Tenho certeza que no conceito dos animais o significado disso é “terror”, “covardia” , “crueldade” e “morte”!

  2. Por que matar é a solução? Ninguém pensou em afastar os invasores humanos do espaço que é dos ursos? Não canso de repetir que o ser humano é desprezível.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>