• Home
  • Biólogos registram ninho de tartaruga marinha em Camocim (CE)

Biólogos registram ninho de tartaruga marinha em Camocim (CE)

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No inicio dessa semana,  biólogos do projeto FaunaMar registraram o primeiro ninho de tartaruga marinha no município de Camocim, Ceará. O projeto é realizado pela ONG Comissão Ilha Ativa-CIA e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, onde realiza pesquisas com estes quelônios marinhos no litoral oeste do Ceará.

Segundo a bióloga Kesley Paiva, desde 2013 as praias de Camocim e Barroquinha são monitoradas pelo projeto na proposta de registrar as ocorrências destes animais, sejam tartarugas encalhadas ou processos reprodutivos. “Pescadores e demais membros das comunidades nos relatam sobre a utilização destas praias para a desova. Em março registramos o rastro de uma fêmea na Ilha do Amor, porém não houve desova e hoje confirmamos o primeiro ninho”, disse Kesley.

Ainda de acordo com a bióloga, a fêmea sobe à praia e seleciona o melhor local para depositar cerca de 120 ovos. Cada fêmea pode realizar de três a dez desovas durante a temporada reprodutiva, dependendo da espécie. Esta mesma tartaruga, retorna à praia para desovar após dois ou três anos.

Após a localização do ninho, este foi georeferenciado, sinalizado e cercado, protegendo de predadores (cachorros, raposas) e tráfego de veículos, que na região é intenso, comenta Kesley. “O processo de incubação dos filhotes ocorre em torno de 45 a 60 dias. Durante todo este período, os biólogos acompanharão o ninho a fim de presenciar o nascimento das tartarugas. Estudos apontam que a cada mil filhotes, apenas um ou dois chegam a fase adulta”.

Além deste ninho, a equipe localizou quatro tartarugas mortas, todas representantes da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde ou aruanã.

A comunidade pode colaborar com o projeto repassando informações por meio dos seguintes contatos: (86) 3322-3505 – FIXO; (86) 9467-3012 – CLARO, (86) 9823-8974 – TIM, (86) 9958-4519 – TIM, e (86) 9852-7920 – TIM.

Fonte: Comissão Ilha Ativa

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>