• Home
  • Nova variação de gripe canina nos EUA infecta cerca de mil cachorros

Nova variação de gripe canina nos EUA infecta cerca de mil cachorros

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma variação da gripe canina H3N2, nunca antes registrada nos EUA, infectou pelo menos mil cachorros nos estados do noroeste do país e é altamente contagiosa entre os animais, embora não represente perigo aos humanos.

“O vírus da gripe canina responsável pelo surto atual é um vírus H3N2 similar aos vírus asiáticos H3N2 da gripe canina que foram detectados em partes desse continente desde 2007”, explicaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). As autoridades da área de saúde locais informaram sobre pelo menos mil cachorros infectados nos estados de Illinois, Wisconsin, Ohio e Indiana. Os sintomas da infecção incluem tosse, congestão nasal e febre, embora nem todos os cachorros com a doença os apresentam necessariamente. Se a doença complicar, esta variação de gripe canina pode provocar pneumonia ou inclusive a morte do animal.

“Temos testes disponíveis para determinar se um cachorro foi infectado. Recomendamos que os donos de cachorros preocupados falem com seu veterinário”, disseram os CDC. A maioria dos cachorros pode ser suscetível a ser infectados com este vírus, especialmente os que vivem em canis ou refúgios. Outra variação de gripe canina, a H3N8, foi detectada anteriormente em cachorros dos Estados Unidos, por isso que existe uma vacina para prevení-la desde 2009. No entanto, os CDCs precisaram que não está claro se essa vacina ofereceria proteção contra a variação H3N2.

As autoridades da área de saúde pediram que os cachorros infectados sejam isolados. Embora esta variação de gripe canina não represente uma ameaça para os humanos, pode ser transmitida a outros cachorros se as mãos ou a roupa estiveram em contato com um animal doente.

Fonte: R7

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>