• Home
  • Orangotango de Sumatra é socorrido após ser baleado e abandonado na floresta

Orangotango de Sumatra é socorrido após ser baleado e abandonado na floresta

0 comments

(da Redação)

Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton

Após ser baleado no peito e abandonado em uma pequena região de floresta, um orangotango de Sumatra, criticamente ferido, após ser deixado para morrer sozinho foi encaminhado as pressas para cuidados médicos na Indonésia na semana passada. Moradores de vilas próximas alertaram as autoridades sobre a presença do macaco e uma equipe de socorristas foi deslocada para o local. O macaco foi vítima da indústria de produção de palmas, que deseja expandir as plantações naquela região. As informações são do The Dodo.

“Durante nossas patrulhas encontramos o orangotango preso no último pedaço de árvores nativas ao redor”, diz uma socorrista chamada Krisna, do Centro de Informação Orangutan (OIC). “Ele estava extremamente agitado e parecia desnutrido, tivemos que agir rápido”, acrescenta ela.

A equipe nomeada para o resgate do orangotango relata não ter sido um resgate fácil. O animal é rápido e muito ágil e teve de ser sedado para que a equipe conseguisse prendê-lo.

Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton

“Houve um sério risco de lesão quando ele sofreu a queda na copa da árvore”, afirma o diretor da OIC, Panut Hadisiswoyo em comunicado. “Seu corpo bateu num galho enquanto caia, mas a equipe mudou-se rapidamente para conseguir pegá-lo em nossa rede especializada, localizada a 15 metros abaixo. Ele estava realmente com sorte”, acrescenta.

“Assim que Panut levantou a porta da caixa, usou sua enorme mão para apoiar-se na árvore mais próxima”, conta Krisna. “Em poucos segundos ele já havia escalado e estava olhando para a equipe de resgate, agitando os ramos de árvore e vocalizando para nos expulsar para fora da floresta.”

Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton

Além do problema do desmatamento para a produção de óleo de palma, o governo da província de Aceh, na Indonésia, é dono de um grande pedaço de floresta da região e está pensando em ceder algumas dessas partes para mineração, extração de madeira e claro, para mais plantações de óleo de palma. Esta expansão ameaça a floresta local, empurrando seus habitantes – elefantes, rinocerontes, tigres e orangotangos – à extinção.

O óleo de palma é um produto lucrativo e onipresente, usado em centenas de itens de uso diário como batom, shampoo e sorvetes.

Acesse esta página para obter informações sobre quais produtos contém óleo de palma – ou melhor, quais os produtos que estão ajudando a acabar com os últimos orangotangos do mundo.

 

Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton
Foto: Paul Hilton

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>