• Home
  • Comissão aprova veterinário gratuito para animais de pessoas carentes

Comissão aprova veterinário gratuito para animais de pessoas carentes

0 comments

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde, em parceria com as prefeituras e os estados brasileiros, pode ser obrigado a disponibilizar atendimento veterinário gratuito aos animais de pessoas carentes, com renda familiar inferior a três salários mínimos. A Comissão de Seguridade Social aprovou o projeto de lei (PL 3765/12) que diz que caberá ao poder público municipal providenciar não só as consultas veterinárias, mas também a realização de cirurgias em geral.

A empresária e protetora de animais Leda Frota acredita que abandonos acontecem porque muitas pessoas não conseguem custear o atendimento veterinário e a aprovação desse projeto poderia mudar esse quadro.

“O mais caro para a pessoa que tem um animal de estimação e para quem também ajuda animais de rua é o veterinário, porque às vezes o caso nem é grave. Aí você leva, o veterinário diz: ‘é só essa medicação e o resto de remédio você dá em casa’. A gente pode comprar o remédio, pode comprar a ração, mas a consulta, o atendimento, eles cobram muito caro. Então, facilitaria muito e isso, sim, não geraria o abandono.”

O deputado autor do projeto, Ricardo Izar, do PSD paulista, critica o fato de, segundo ele, o Brasil não investir em políticas públicas para tratar dos direitos dos animais domésticos. Ele também explica como o projeto vai ser viabilizado.

“Na verdade, quem faz o grande papel que o Estado deveria fazer são as ONGs de proteção animal, são as protetoras, os ativistas que trabalham na causa animal e que fazem um papel que deveria ser de responsabilidade do Estado. O projeto contempla que podem ser firmados convênios com ONGs, universidades, com clínicas veterinárias particulares. Isso vai ficar a critério dos municípios, dos estados e da federação. Quem vai regulamentar isso vai ser o Ministério da Saúde.”

Paula Galera é professora em um hospital veterinário de Brasília e, para ela, mais do que oferecer atendimento, o governo deve fazer campanhas de conscientização com a população no que se refere à prevenção de doenças que coloquem em risco a saúde humana e o controle de natalidade dos animais.

“Dependendo da maneira como esse programa for feito e administrado, eu acredito sim que isso venha trazer um grande beneficio à população carente. E que seja dado foco, primordial, na educação dessa população, principalmente no que se refere à prevenção das doenças transmitidas entre os animais e dos animais para o ser humano, que são as zoonoses, e também no controle de natalidade desses animais.”

O projeto de lei ainda deve ser analisado pelas comissões de Meio Ambiente, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Fonte: Câmara dos Deputados

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem não tem condições de levar seu animal ao veterinário, na verdade não tem condição de ter animal. Ninguém é obrigado a ter bicho nenhum, mas à partir do momento que assume a guarda de um animal, é obrigado a tratá-lo adequadamente! A verdade nem sempre é suave.

  2. Isso é mais uma grande palhaçada no circo Brasil! Ninguém é obrigado a ter bicho nenhum. Quem não pode pagar veterinário, não pode ter animal. Daqui a pouco vão pedir mecânico gratuito para os donos de carro sem condições. A verdade nem sempre é suave.

  3. Quer saber? para ser PROTETOR, ANTES precisa ver se vc tem dinheiro pra sustentar essa sua PAIXÃO! porque, não é de graça, mesmo! Pessoas de baixa renda, realmente, precisam de atendimento a baixo custo, acho justo um programa social para atendimento. bastassem convênios com clínicas da região para cota de atendimento a baixo custo, subsidiado pela prefeitura ou governo. ok. mas acho engraçado, que certa vez trabalhando numa região carente, uma senhora deixou seu cão idoso cheio de bicheira no rosto e nos olhos!! dizendo que não tinha como cuidar, não tinha dinheiro. quis fazer eutanásia! Quando a filha chegou, chegou num New Beatle (sabe qual carro é?? procure no GOOGLE!!) preto, NOVO, eu quis SOCAR a DESGRAÇADA!! e ISSO ACONTECE. Quer saber?? tem gente que nem no médico vai, quando vai, vai no posto de saúde (que é de graça), então, vc acha q a pessoa vai PENSAR em levar o animal num médico que COBRA? as pessoas são mal acostumadas a receberem tudo de mão beijada! mas TODO MUNDO TEM UM CELULAR DO ANO, COM INTERNET, ANDROID, 3 G, Ipod, I-tudo!! CARRO!! bando de ignorantes! a maioria nem impostos pagam. aff;

  4. espero que isso possa acontecer o mais rápido possível ,pois eu como muitos que amamos os nossos filhos peludinhos,mesmo não tendo dinheiro temos que cuidar deles com muito amor,eu sou estrangera,em casa trabalho somente eu,isso fica difícil,mais não deixo faltar nada para minha bebe’ ,por favor ajuda-nos

  5. espero que isso acontesa porque cada vez mais os animais estao sendo judiados ,por causa de alguns ser ,que nao vale a comida que come ,e cada vez mais esta aparecendo animais nas ruas ,me doi olhar e nao poder fazer quase nada ,so o eu posso fazer e nao deixar eles com fome e cede

  6. Eu trabalho em Ccz e apoio a ideia…. fico muito triste de ver tantos animais mau tratados, muitas vezes por não terem condições. Faço muitas inspeções por dia e sempre que posso oriento que façam as castrações de seus animais. Batalho tanto na causa que tenho diversas amigas cachorreiras

  7. É…. complicado isso. É…. não sei o que pensar…. gostei da ideia do Sensato…. mecanico de graça seria ótimo. Acho que tudo deveria ser de graça…. sugiro uma casa de prazeres de graça tambem

  8. Muita discussão, mto bate boca de médicos veterinários com protetores, e ai eu jogo a seguinte questão, protetores, pq não pedem luz de graça ao governo, pq não pedem água de graça ao governo, desconto nos impostos, para aí sim exigir que veterinários façam consultas de graça. Antes de querer me chamar de egoísta, mercenária (sim colegas já fui chamada assim por uma protetora) saibam q já fiz mta consulta de graça para animais de rua, pelo menos uma vez ao mês visito uma ong e aplico e doo vacinas aos animais. Como vejo essa questão, os animais de rua continuarão a existir enquanto a população não tiver conscientização do custo e da responsabilidade de se ter um animal! Se fala muito em cães, mas vcs não tem noção do quantidade de gatos abandonados e que se criam na rua. Protetores volto a repetir, gastem suas forças em campanhas de pose responsável, colegas não adianta insistir só nós entendemos a nossa situação! Acho a ideia de consultas grátis para famílias de baixa renda excelente, e torço para que vingue! Ah e ainda lembrando, não foram poucas a clínicas q trabalhei em que “protetores” abandonavam animais, isso pra mim não é resolver um problema, respeito protetores de verdade q resolvem o problema e não o passam para outra pessoa!

  9. Gente! Não julguem! Ninguém sabe a realidade de cada veteriário ou protetor. A consulta de graça já é uma grande ajuda. Dá para fazer um bom trabalho preventivo e orientação, etc… Tenho a graça de trabalhar numa prefeitura q já oferece este serviço, mas fico frustrada em não poder fazer mais pois a prefeitura praticamente só oferece nossos serviços de veterinários concursados à população. Nao fornece medicação, não temos material para nenhum tipo de procedimento. Então fazemos a consulta torcendo para q não precise de exames e torcendo q os donos consigam comprar a medicação. Caso necessitem de exames, passamos o pedido pro dono e torcemos para q tenham dinheiro para pagar o exame no particular. O mesmo acontece com cirurgias e emergências. Mas pelo menos a consulta é de graça, ajuda bastante.

    1. entendo você Marcelini eu tb trabalhei na Subprefeitura Jabaquara e sem demagogia conheço todo o trabalho dentro da Subprefeitura eles não fazem mais pq não depende deles e sim do órgão competente toda ajuda é bem vinda e merece mérito por termos vários anjos da guarda na terra e o principal respeito a vida animal, abraços 🙂

  10. Acredito que o projeto vai abrir as portas para uma solução definitiva no futuro. o atendimento a animias de pessoas carentes e fundamental, porque diga-se de passagem não existe nada, diante da necessidade, então precisamos aceitar e colaborar com o que estiver vindo pontualmente. Temos que ser humildes porque o que queremos esta muito distante de vir.Concordo que pessoas carente abandonam os animias por falta de veterinário, também e remédios tem preços exorbitantes. O QUE DEVEMOS EXIGIR E um ATENDIMENTO DIGNO E BOA QUALIDADE
    DAS PREFEITURAS.

  11. Nossa ganhei o dia hj com essa noticia.pq realmente temos que ter uma ajuda.se tivermos veterinário graça… Já nos ajuda muito.medicação… Ração.. E outros….tudo fica muito difícil…

  12. ISSO MESMO,GRAÇAS A DEUS .
    TOMARA QUE ISSO VIRE “LEI!????
    SR: GOVERNANTES DECE PAIS,POR FAVOR AJUDA AI,NOS QUE SOMOS PROTETORES “SOZINHOS” ASIM COMO EU SOU !!
    E DIFICIL PRA NOS FAZER_MOS TD SOZINHOS POIS SAO MUITOS ANIMAIS E AGENTE NAO E RICO,,EU NAO SOU RICA,PELO MENOS AS CONSULTAS AS PREFEITURAS PODERIAM NOS AJUDAR???
    TO NEÇA EMPREITADA,,,COMO SER HUMANO QUE AMOS ECES ANIMAIZINHOS!!!
    VOU LUTAR EM PROL DESTA CAUSA????
    TOMARA A DEUS QUE AGENTE CONCIGA ALGO DE BOM PARA NOSSOS ANIMAIZINOS TAO AMODOS????
    AMEM!!!!!

  13. Discordo das 2 partes.
    Médicos Veterinários tem sim que ser remunerados como qualquer profissional, porém,, os preços cobrados são um absurdo.
    Tenho uma cachorrinha que caiu de uma sacada, + ou + 3 metros e sofreu uma lesão cerebral.
    Corri com ela na Universidade Metodista em São Bernardo, e fui muito bem atendido por sinal, fizeram todos os procedimentos e até a um valor acessível.
    Infelizmente eles não tem equipamentos como raio x, ultrassom e não podem internar animais, novamente, INFELIZMENTE.
    Tive que retirar ela da universidade e internar numa clínica particular, que nem vou citar o mome aqui, mas foi por indicação de amigos, já que minha situação financeira e difícil, sou assalariado e sobrevivo a muito custo, pagando aluguel e etc…
    Pois bem, levei na clínica, com encaminhamento e todos os medicamentos que foram feitos e antes mesmo de examinar minha cachorra, a veterinária disse que era situação delicada, não dava muita esperança e que teria que ficar internada pelo menos 3 dias, e tinha um custo alto e que pra mim ir até o caixa e já acertar as primeiras 24 horas.
    Conclusão só no primeiro dia foi R$ 470,00 + 150 de um raio X e + 150 de Ultrassom.
    Os próximos dias 280,00 internação + os medicamentos.
    Então me desculpe, veterinário precisa comer, mas não tem que ser caviar e champagne francês.
    E um absurdo o que se cobra, eu mesmo nem sei se vou comer mês que vem, porque meu salário ficará todo na clínica veterinária.
    Esse governo podre, não cuida nem de ser humano, quem dirá de animais.
    Amo animais, meu sonho era ser veterinário, mas infelizmente não pude estudar, nem pagar uma faculdade, pois comecei a trabalhar com 15 anos pra ajudar minha família, mas diante de toda essa situação, vou cerciar mais um sonho meu, não quero mais animais, pois hoje e muito + caro cuidar de 1 cão do que de 1 filho.
    Cheguei a conclusão que para ter 2 cãezinhos como tenho,aqui no Brasil, tem que ser milionário.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>