• Home
  • Cães abandonados são adotados por instituições públicas de Cuba

Cães abandonados são adotados por instituições públicas de Cuba

0 comments

Foto: AP
Foto: AP

O Museu de Ourivesaria de Havana, em Cuba, não abriga apenas obras de arte e belos arcos coloniais. Ele é o lar de cinco cães que antes viviam na rua. Vladimir, Canela, Aparicio, Leon e Cariñoso trabalham de dia na entrada das construções seculares de Havana Velha e à noite ajudam a polícia local a patrulhar as ruas. No fim do “expediente”, eles têm um lugar reservado para dormir, embaixo da escadaria imponente do museu.

Todos carregam consigo um cartão de identificação, com nome, foto e a frase “Eu vivo no Museu de Ouriversaria”. E eles não são os únicos “adotados” por instituições públicas de Havana. Dezenas de outros espaços estatais, que vão desde o Banco Central de Cuba até banheiros públicos, oferecem casa, cuidados médicos e proteção contra a carrocinha para um total de 21 ex-cães abandonados.

“Não gostava de cachorros, mas abri um espacinho no meu coração para eles”, disse Yarisbel Perez, guarda de um prédio histórico com vista para o a praça antiga da Havana Velha.

Uma lei cubana proíbe a presença de animais em repartições públicas, mas há uma brecha: os animais podem ficar se desempenharem atividades de segurança. Uma cobertura jurídica que foi reforçada quando um desses animais evitou o roubo de aparelhos ar-condicionado de um escritório do governo que fica no leste da capital de Cuba, segundo conta a presidente da Associação Cubana de Proteção a Plantas e Animais, Nora García.

Com seus latidos, o cão acordou o guarda que espantou os ladrões. “Houve até uma cerimônia pública que premiou o cão por salvar os aparelhos de ar-condicionado”, disse García a agência Associated Press.

Até comida o Estado oferece para os cães. Eles se alimentam das sobras das dezenas de restaurantes públicos.

Fonte: Notícias Uol

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>