• Home
  • Cães abandonados em situação precária precisam de ajuda em Recife (PE)

Cães abandonados em situação precária precisam de ajuda em Recife (PE)

0 comments

Animais estão doentes, desnutridos e sozinhos na casa. Foto: Sidney Niceas/Projeto Mascote de Rua/Divulgação
Animais estão doentes, desnutridos e sozinhos na casa. Foto: Sidney Niceas/Projeto Mascote de Rua/Divulgação

Sujeira, doenças, mais de 80 cães abandonados. Esta é a situação de um imóvel localizado na Encruzilhada, Zona Norte do Recife, que abriga os animais em situação precária. Eles foram deixados no local após a ex-inquilina do imóvel ser despejada, nesta segunda-feira (16). A denúncia foi feita pelo projeto Mascote de Rua ao Ministério Público de Pernambuco, que fez vistoria no local nesta quinta-feira (19).

Na vistoria, a veterinária do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CAOP – Meio Ambiente) constatou que a “situação encontrada é de extrema gravidade, uma vez que existem em torno de 80 a 100 cães no local, em péssimas condições, com sarna, desnutridos, inclusive um cão morto em estado de putrefação, assim como uma cadela que aparentava tumor de mama”.

“É necessário o estabelecimento de políticas públicas de defesa animal de forma clara e sistematizada, pois a temática não pode ser tratada como improvisos e causísmo, como vem acontecendo há mais de dois anos desde a criação da SEDA”, explica o coordenador do CAOP – Meio Ambiente, André Felipe. Uma audiência pública no CAOP – Meio Ambiente foi realizada na tarde desta quinta-feira, mas nada ficou definido. Para os representantes Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), o Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife (CVA) deveria estar presente na reunião, “uma vez que o recolhimento dos animais é atribuição daquele órgão”, assim como “quem deixou os animais nesta situação”.

A tutora dos cachorros, uma senhora que dormia com os animais em um papelão, ao ser despejada só conseguiu levou cerca de 12 animais consigo. Ela deve ser procurada pela Promotoria de Defesa do Idoso.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (25), no CAOP – Meio Ambiente, com a presença das Secretarias de Saúde, do CVA e da Vigilância Sanitária (VISA) para solucionar o problema, que é crime ambiental.

Como ajudar

Os novos proprietários do imóvel estão alimentando os animais, mas precisam de ajuda. O projeto Mascote de Rua está recolhendo ração e alimentos para os cães. As doações podem ser feitas no Lava Jato Excelente Jato, na Av. Norte, após o supermercado Extra Bom.

Fonte: Diário de Pernambuco

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GENTE QUE TRISTEZA TOTAL….SÃO TANTOS ANIMAIS ABANDONADOS DIARIAMENTE, OLHA A SITUAÇÃO DESSES DA REPORTAGEM! FALA-SE TANTO EM “POLÍTICAS PÚBLICAS” MAS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ANIMAIS FICA TUDO MUITO VAGO E A DESEJAR. O QUE MAIS ME ENTRISTECE É QUE NESSA DEMORA UM MONTE DELES VAI MORRENDO….FORA AQUELES QUE “MATAM” NOS CCZ!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>