• Home
  • Ursos viciados em álcool finalmente terão o tratamento que precisam

Ursos viciados em álcool finalmente terão o tratamento que precisam

0 comments

Por Mariana Bettiol (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Capturados ainda filhotes, dois ursos vivem em uma gaiola pequena, cheia de lixo, em um restaurante em Sochi, na Rússia, há mais de 20 anos. Na tentativa de ajudar os ursos, alguns defensores de animais locais contataram Anna Kogan, fundadora da Big Hearts Foundation (BHF), uma organização que visa o bem-estar animal na Rússia.

A BHF trabalhou juntamente com o Procurador-Geral em Sochi para enviar os ursos a um santuário e, em 03 de fevereiro de 2015, o tribunal decidiu em favor dos ursos. As informações são do site Care 2.

A História de Misha e Pasha

Alimentados com comida inapropriada, bem como bebidas alcoólicas, os ursos Misha e Pasha nunca receberam cuidados veterinários necessários e hoje são viciados em álcool.

Suas vidas juntos são marcadas por abuso e negligência. A jaula onde eles ficam não permite que tenham uma vida como ursos porque não podem caçar e hibernar. Por anos, os donos do restaurante estacionam seus carros na frente da jaula e a noite, o uso dos faróis acesos fez com que um deles ficasse cego. Suas necessidades emocionais estão frustradas e isso faz com que os animais briguem entre si, se machucando gravemente.

Kogan contou ao site Care2 que Misha e Pasha foram dados aos donos do restaurante por um fotógrafo. É uma pratica comum, nas praias de Sochi, que fotógrafos tirem fotos dos turistas com filhotes de animais selvagens como ursos, leões, leopardos e crocodilos. Quando a temporada de verão acaba, é comum que esses filhotes sejam mortos.

Foto: Care 2
Foto: Divulgação

Um olhar para o futuro

O plano agora é levar Misha e Pasha para o santuário Liberty Bear Santuary (LBS), localizado nas montanhas dos Cárpatos, acima da cidade de Zarnesti – Transilvânia/ Romênia. O LBS foi construído em 1998 e já participou da reabilitação de muitos ursos que sofreram maus tratos e foram abusados. Alguns foram usados como iscas sendo presos por correntes e assim atrair cães que os caçavam e os atacavam. LBS também reabilitou com sucesso, ursos viciados em álcool.

O problema está na logística; em como eles serão transportados da Rússia para outro país. A BHF prefere mandar os ursos pelo transporte marítimo, atravessando o Mar Negro, do que enviá-los através de um vôo e assim causando um estresse maior para os dois ursos.

Kogan disse que após a audiência que aconteceu em 03 de fevereiro, na qual o tribunal permitiu que Misha e Pasha sejam removidos do local onde vivem agora, o Ministério de Recursos Naturais aguardou até o último dia para recorrer com a decisão do tribunal alegando falta de um lugar apropriado para deixar os ursos e falta de recurso para finalizar a operação de translado. A organização World Animal Protection apresentou-se e vai ajudar com o recurso financeiro.

Por enquanto, Misha e Pasha continuarão vivendo na jaula do restaurante em Sochi até que um local apropriado seja encontrado para deixá-los aguardando o transporte para a Romênia.

Sobre a Big Hearts Foundation

A organização sem fins lucrativos BHF, que fica no Reino Unido, tem o objetivo de mudar a legislação russa para o bem estar dos animais e também proporcionar uma educação humanitária.

“Nossa organização trabalha na conscientação do governo Russo em melhorar as leis do bem estar dos animais” conta Kogan ao Care2. “Sabemos de todos os problemas e crueldades que acontecem na ex-União Soviética.”

Kogan explica ainda: “Muitos filhotes de ursos acabam em cárcere privado na Rússia depois que temporada de caça acaba, na primavera – mães são mortas, filhotes ficam órfãos e sem comida. As vezes eles acabam ficando com pessoas que não podem proporcioná-los os cuidados necessários, enjaulados nas casas de seus tutores ou são vendidos para circos ou zoológicos. Nossa organização está trabalhando em construir um local para reabilitação desses filhotes, podendo assim serem devolvidos ao seu habitat natural.”

A BHF é a única organização que defende os direitos dos animais na Rússia. As leis de crueldade com os animais são pequenas, ineficazes e não têm forças; elas praticamente não existem. A organização luta para que as leis sejam re-escritas e colocadas em prática e também trabalha com programas de conscientização e educação para pessoas com relação aos animais.

A Big Hearts está apostando em uma nova forma de divulgar a importância dos direitos animais que é através de desenhos animados que serão transmitidos por três canais de televisão na Rússia.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem contar o fato “higiene”, como podem colocar animais nestas condições, simplesmente pelo prazer de ver seres encarcerados e sofrendo. A raça humana tem que ser extinta para os animais terem paz.

  2. É MAIOR CRUELDADE ,QUE JA VI ,,,DE ABUSO ANIMAL…FICO IMAGINANDO,TANTO TEMPO,PQ NINGUÉM FEZ NADA PRA EVITAR UMA ATROCIDADE DESSA.UMA MALDADE SEM FIM…..COMO SOFRERAM,NEM SEI,COMO NÃO FICARAM LOUCOS…..ESSES CRIMINOSOS,DEVERIAM FICAR NA CADEIA ,PRA SEMPRE,,,FICO TORCENDO PRA QUE ELES,TENHAM UM FINAL DE VIDA DIGNO….SEM MALDADES………COITADINHOS.

    …….

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>