• Home
  • Projeto quer castrar cães e gatos abandonados em Alfredo Chaves (ES)

Projeto quer castrar cães e gatos abandonados em Alfredo Chaves (ES)

0 comments

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Alfredo Chaves irá iniciar no final de março a execução do projeto Controle de Natalidade de Cães e Gatos. A iniciativa vem sendo implantada pela Secretaria Municipal de Saúde e objetiva diminuir a quantidade de animais que vivem pelas ruas da cidade.

Para isso, a prefeitura já finalizou a construção de um espaço com baias, sala de cirurgia e administrativa na Fazenda Municipal. A expectativa é quem no final de março o projeto comece a funcionar. Serão castrados cães e gatos abandonados.

De acordo com a veterinária responsável pelo projeto, Érica de Paula Lafayette, a ideia é castrar cerca de vinte e cinco animais por mês e reduzir o quantitativo, principalmente de cachorros, que ficam pelas ruas da cidade. “A grande parte desses animais foi abandonada e fica vagando pelas ruas”, disse Lafayette, explicando que a quantidade de castrações mensais não pode ser maior devido a permanência do animal para tratamento pós-cirúrgico.

Os animais serão capturados e após serem castrados, ficarão em observação por um período de quinze dias no espaço, depois, serão novamente soltos no local de origem. “Não temos como ficar com esses animais, iremos trabalhar em parceria com a população para que esses bichos sejam adotados”, esclarece a veterinária. “Depois de castrados, tanto os machos como as fêmeas, não irão mais procriar e isso facilita também que sejam adotados”, conta.

Para a execução do projeto, o município, segundo a secretária de Saúde, Gabrielle Roveta Melo, investirá cerca de R$ 13 mil mensais. “É um serviço caro, teremos que comprar equipamentos, rações e realizar diversos procedimentos, além da contratação de outros profissionais para manutenção do projeto”, explica.

Identificação dos animais

Os responsáveis pelo Centro de Controle de Natalidade de Cães e Gatos pedem que, principalmente, os proprietários de cães identifiquem com coleiras e não deixem seus animais soltos na rua. “Pedimos para que os animais sejam mantidos em seus quintais e casas, iremos capturar para castração todos os animais que estiverem pelas ruas”. Segundo a Secretaria de Saúde, os animais capturados ficarão cinco dias no centro, após esse período se o tutor não aparecer ele será castrado.

Fonte: Prefeitura de Alfredo Chaves

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>